Modernidade dramática em dois tempos:
Carlos Alberto Soffredini e uma homenagem a Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185027Resumo
Este artigo tem como proposta aproximar De onde vem o verão (1989-90), de Carlos Alberto Soffredini, de Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, compreendendo as múltiplas referências textuais e intertextuais existentes na peça de Soffredini. Para isso, consideram-se na obra desses autores dois momentos de modernidade dramática, tendo em vista as formas híbridas desenvolvidas e alinhadas aos anseios de cada época de criação.
Referências
FRAGA, Eudinyr (1998). Nelson Rodrigues expressionista. Cotia: Ateliê.
LISBÔA, Eliana Tejera (2001). A teatralidade na dramaturgia lírico-épica de Carlos Alberto Soffredini. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) ”“Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MACHADO, Antônio de Alcântara (2009). Palcos em foco: crítica de espetáculos; ensaios sobre teatro (1923-1933); tentativas no campo da dramaturgia. Pesquisa, organização e introdução de Cecília de Lara. São Paulo: Editora da USP.
MEDEIROS, Elen de (2015). Nas trilhas da memória: um percurso pelos caminhos de Vestido de noiva. Repertório ”“ Teatro e dança, Salvador, n. 25, p. 101-108.
RODRIGUES, Nelson (2004). Teatro completo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1.
SARRAZAC, Jean-Pierre (2002). O futuro do drama. Tradução de Alexandra Moreira da Silva. Porto: Campo das Letras.
SARRAZAC, Jean-Pierre (2010). A reprise (resposta ao pós-dramático). Questão de crítica, v. 3, n. 19, mar. Disponível em: <https://goo.gl/mz5wph.> Acesso em: 2 abr. 2016.
SARRAZAC, Jean-Pierre (2012a). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify.
SARRAZAC, Jean-Pierre (2012b). Poétique du drame moderne. Paris: Seuil.
SARRAZAC, Jean-Pierre (2013). Sobre a fábula e o desvio. Organização e tradução de Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto; 7 Letras.
SOFFREDINI, Carlos Alberto (1980). De um trabalhador sobre seu trabalho. Revista Teatro, São Paulo, ano 1, n. 0, jun./jul.
SOFFREDINI, Carlos Alberto (s.d.). De onde vem o verão. [S.l.]: S.n. Mimeo.
SOFFREDINI, Renata (2010). Carlos Alberto Soffredini: serragem nas veias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
SZONDI, Peter (2011). Teoria do drama moderno: 1880-1950. São Paulo: Cosac Naify.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.