A trama da memória:
sobre Ana Miranda, Adriana Varejão e Tatiana Salem Levy
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018502Resumo
A arte, Ã s vezes, é uma especial elaboração do passado. Não se trata de um passado real ”“ ainda que adote os modos do romance histórico ”“, mas dos restos da memória e de seu tratamento plástico ou linguístico. Refiro-me a criadoras como as romancistas Tatiana Salem Levy (Lisboa, 1979) e Ana Miranda (Fortaleza, 1951), e a artista plástica Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964). Em todas elas a memória recebe um tratamento novo. No caso destas artistas, não se pretende rememorar, mas recriar o tempo passado produzindo novos objetos, novos textos, que sirvam para interpretar a realidade, as lembranças, a possível realidade de uma época arcaica, remota, que unicamente a arte é capaz de desvendar.
Referências
BENJAMIN, Walter (2008). Sobre el concepto de Historia. Obras, libro I / vol. 2. Trad. Alfredo Brotons Muñoz. Madrid: Abada Editores.
LUCCHESI, Marco (2009). Contracapa. In: MIRANDA, Ana (2009). Yuxin (Alma). São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (1989). Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (1995). A última quimera. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (1997). Amrik. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (2002). Dias & Dias. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (2006). Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (2009). Yuxin (Alma). São Paulo: Companhia das Letras.
MIRANDA, Ana (2013). “Somos prisioneros del tiempo y del lenguaje”. Entrevista a Antonio Maura. Quimera: Revista de Literatura, Barcelona, n. 361, p. 50-54.
MIRANDA, Ana (2014). Semíramis. São Paulo: Companhia das Letras.
LEVY, Tatiana Salem (2010). A chave de casa. Rio de Janeiro: Record.
LEVY, Tatiana Salem (2011). Dois rios. Rio de Janeiro: Record.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana (2014). Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. São Paulo: Cobogó; Companhia das Letras.
SCOVINO, Felipe (2011). Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.