O jogo autor-leitor na literatura do agora
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200013Resumen
As questões envolvendo autoria, leitor, obra e suas relações têm sido o foco de muitas abordagens teóricas ao longo da tradicional crítica literária, que já tem bem definidos os papéis dessas três instâncias. Contudo, ao tratarmos das atuais práticas de literatura, sobretudo se considerarmos a evidente imersão de autores e leitores no ciberespaço, percebemos que esses autores contemporâneos necessitam de uma exposição midiática e usam dessa exposição para justificar suas escolhas na criação da obra literária ou mesmo para aproximar-se de seu leitor, figura que daria sentido ao seu trabalho. Nessa perspectiva, Um erro emocional, de Cristovão Tezza, permite-nos transitar entre esse novo jogo autor-leitor à luz de uma exposição midiática evidenciada pelos ambientes virtuais e por questões teóricas que colocam essas instâncias em níveis distintos. Ainda que focado na literatura do agora, percebo que, embora essa aproximação entre autor e leitor não seja inédita, fica evidente a influência do ciberespaço nesse processo.
Referencias
BAHIA, Marcio (2009). Mídias em movimento: o conceito de midiamoção e a indústria do entretenimento. In: WALTY, Ivete; CURY, Maria; ALMEIDA, Sandra (Orgs.). Mobilidades culturais: agentes e processos. Belo Horizonte: Veredas & Cenários.
BARTHES, Roland (2004). O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes.
BENJAMIN, Walter (1985). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1995). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34.
FOUCAULT, Michel (2002). O que é um autor? Lisboa: Vega.
FOGGETTI, Maria Janaina (2008). Pedaços de literatura: criação e crítica no orkut. In: CORRÊA, Alamir Aquino (Org.). Ciberespaço: mistificação e paranóia. Londrina: UEL.
GENETTE, Gérard (1980). Narrative discourse: an essay in method. New York: Cornel University Press.
________ (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega.
OLIVEIRA FILHO, Wilson (2009). Desconstruindo McLuhan: o homem como (possível) extensão dos meios. Rio de Janeiro: E-papers. Disponível em: <http://migre.me/5yZ40>. Acesso em: 4 mai. 2012.
PESAVENTO, Sandra J. (2004). Com os olhos no passado: a cidade como palimpsesto. Esboços, Florianópolis, v. 11, n. 11, p. 25-30. Disponível em: <http://migre.me/2gIb4>. Acesso em: 15 ago. 2011.
ROMÃO, Lucília Marília Souza (2008). A autoria na rede eletrônica. In: TFOUNI, Leda Verdiani (org.). Múltiplas faces da autoria: análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Ijuí: Editora Unijuí.
SANTOS, Alckmar Luiz dos (1996). Textualidade literária e hipertexto informatizado.
NUPILL, Florianópolis. Disponível em: <http://migre.me/5yLuw>. Acesso em: 5 maio 2012.
STALLONI, Yves (2003). Os gêneros literários. Rio de Janeiro: DIFEL.
TEZZA, Cristovão (2010). Um erro emocional. São Paulo: Record.
______ (2011). Entrevista com Cristovão Tezza ”“ Um erro emocional. Livrada!, 2 fev. Disponível em: <http://migre.me/4ISYg>. Acesso em: 4 mai. 2012.
WALTY, Ivete L. C. (2007). Mobilidades culturais: o exemplo das revistas alternativas urbanas. Scripta, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 195-204. Disponível em: <http://migre.me/2gIvJ>. Acesso em: 5 maio 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Los (los) autores (s) conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons de Atribución-No Comercial 4.0, lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores (a) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y reconocimiento publicación inicial en esta revista.
c) Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
d) Los (as) autores (as) de los trabajos aprobados autorizan la revista a, después de la publicación, ceder su contenido para reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los (as) autores (as) asumen que los textos sometidos a la publicación son de su creación original, responsabilizándose enteramente por su contenido en caso de eventual impugnación por parte de terceros.