O livro na era da reprodutibilidade técnica:
entre o livro-de-artista e Avalovara, objet d’art
Resumen
O ensaio parte das considerações osmanianas sobre o livro, ameaçado pela indústria cultural, em Guerra sem Testemunhas, para contrastar com a abertura de Mallarmé relativa à s primeiras revistas femininas. Ao refazer esse percurso, destaca Avalovara como romance-livro e livroobjeto de arte, tais como os do artista Waltércio Caldas em sua resistência ao livro como objeto de consumo.
Referencias
ANDRADE, Ana Luíza. “O jornal e o livro”, em Transportes pelo Olhar de Machado de Assis, passagens entre o livro e o jornal. Chapecó: Grifos, 1999.
ANDRADE, Ana Luiza. Osman Lins: crítica e criação. São Paulo: Hucitec, 1986.
ASSIS, Machado de. “O jornal e o livro”, em O Correio Mercantil,10 e 12 de janeiro de 1859, em nota de Afrânio Coutinho (org.). Obras completas. São Paulo: Nova Aguilar, 1992, vol. III.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, em Obras Escolhidas I. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. Le livre a venir. Paris: Gallimard, 1959.
BRITO, Ronaldo. “Aparelhos”. São Paulo: Brunner, 1979.
BUCK-MORSS, Susan. “Cinema screen as prosthesis”, em SEREMETAKIS (org.). The Senses Still Cambridge: MIT, 2002.
BUTOR, Michel. “O livro como objeto”, em Repertório. Trad. de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.
______. A modificação. Trad. de Oscar Mendes. Belo Horizonte: Itatiaia, 1958.
CALDAS, Waltércio. “A desconstrução da crítica estética na contemporaneidade”, conferência pronunciada na Universidade Federal de Santa Catarina, no evento “A desconstrução da crítica estética na contemporaneidade”, 27 de novembro de 2003.
______. “É =Escrito assim como quem sorve a voz de uma mina e o ar chama desmedido ou esquece = um véu”, em Catálogo Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de janeiro, 15 de maio a 28 de julho de 2003; Brasília, 10 de agosto a 16 de setembro de 2003.
______. “Leitura Silenciosa”, em Revista Malasartes, Rio de Janeiro, 1975.
______. Catálogo Livros, exposição em Porto Alegre, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 19 de abril a 16 de junho de 2002; em São Paulo, na Pinacoteca, de 29 de junho a 4 de agosto de 2003.
CANDIDO, Antonio. “A espiral e o quadrado”. Prefácio a Avalovara, de Osman Lins. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
DELEUZE, Giles. La imagen-movimiento: estudios sobre el cine 1. Trad. de Irene Agoff. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós Ibérica, 1996.
______. La imagen-tiempo: estudios sobre el cine 2. Trad. de Irene Agoff. Barcelona/Buenos Aires/Mexico: Paidós Ibérica, 1996.
DELEUZE, Gilles. A dobra Leibniz e o barroco. Trad. de Luiz Orlandi. São Paulo: Papyrus, 1998.
DERRIDA, Jacques. Dar( el) tiempo: La moneda falsa. Trad. de Cristina de Peretti. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós Ibérica, 1995.
______. L’Archéologie du Frivole. Paris: Galilée, 1990.
______. La dissémination. Paris: Seuil, 1972.
FERREIRA, Ermelinda. Cabeças compostas: a personagem feminina na narrativa de Osman Lins. Recife: Ed. do Autor, 2000.
FONSECA, Rubem. E no meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FOUCAULT, Michel. Raymond Roussel. Trad. de Manuel Barros da Motta e Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
KAUFMANN, Vincent. Le livre et ses adresses (Mallarmé, Ponge, Valéry, Blanchot). Paris: Méridiens Klincksieck, 1986.
LEENHARDT, Jacques. “Duchamp: crítica da razão visual”. Trad. de Renata Bernardes Proença, em NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LINS, Osman. Guerra sem testemunhas: o escritor, sua condição e a realidade social. São Paulo, Ática, 1974.
LISPECTOR, Clarice. “O relatório da Coisa”, em Onde estivestes de noite?. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
MALLARMÉ, Stephane. “Quant au Livre”, em Poésies. Paris: Booking International, 1995.
NITRINI, Sandra “Da intermediação cultural ao diálogo cifrado: Osman Lins e Michel Butor”. Texto apresentado no Congresso da ABRALIC. Belo Horizonte, UFMG, 26 de julho de 2002.
________. Poéticas em confronto: Nove, Novena e o Nouveau Roman. São Paulo: Hucitec,1984.
SALZSTEIN, Sônia. “Livros, superfícies rolantes”, em Livros, Catálogo das exposições de Waltércio Caldas em Porto Alegre, MARGS, 19 de abril a 16 de junho de 2002; e em São Paulo, na Pinacoteca, de 28 de junho a 4 de agosto de 2002, p. 17.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
TUNGA. Barroco de lírios. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
WILLS, David. Prosthesis. Stanford: Stanford University Press, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Los (los) autores (s) conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons de Atribución-No Comercial 4.0, lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores (a) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y reconocimiento publicación inicial en esta revista.
c) Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
d) Los (as) autores (as) de los trabajos aprobados autorizan la revista a, después de la publicación, ceder su contenido para reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los (as) autores (as) asumen que los textos sometidos a la publicación son de su creación original, responsabilizándose enteramente por su contenido en caso de eventual impugnación por parte de terceros.