“O que quer uma mulher”:
figuras femininas em Eles eram muitos cavalos
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184810Resumen
Eles eram muitos cavalos tornou-se um marco na prosa contemporânea, graças à representação da metrópole elaborada com intensa criatividade. A riqueza estilística dessa narrativa expressa-se por meio de recursos como o fragmentarismo, a colagem, as enumerações, o non sense, atualizados a partir da herança modernista. Neste estudo destaca-se o fragmentarismo textual, que cria uma realidade urbana estilhaçada, feita de espaços degradados pelos quais perambulam personagens variadas, algumas integradas à vida urbana, porém desajustadas em seus papeis sociais, outras associadas aos estratos médios e populares, bem como à exclusão social, imersas na pobreza, na violência e na alienação. Observa-se particularmente o desfile de personagens femininas, na dupla perspectiva da diversidade estilística em que são construídas e em relação ao poder de representação socioeconômica e cultural da metrópole contemporânea.
Referencias
AUGÉ, Marc (2012). Não lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução de Maria Lúcia Pereira. 9. ed. Campinas: Papirus.
CANDIDO, Antonio et al. (1995). A personagem de ficção. 9. ed. São Paulo: Perspectiva.
CHAUCER, Geoffrey (1988). Os contos da Cantuária. Tradução de Paulo Vizioli. São Paulo: T.A. Queiróz. (Título original: The Canterbury Tales).
HARRISON, Margueritte Itamar (2007). Uma cidade em camadas. Ensaios sobre o romance Eles eram muitos cavalos. Vinhedo: Horizonte.
LAGARDE, André; MICHARD, Laurent (1988). XXe. Siècle. Les grands auteurs. Anthologie d’histoire littéraire. Paris: Bordas.
MACEDO, Helder (2007). Um livro que exacerba. In: HARRISON, Margueritte Itamar (2007). Uma cidade em camadas. Ensaios sobre o romance Eles eram muitos cavalos. Vinhedo: Horizonte.
RUFFATO, Luiz. (2005) Eles eram muitos cavalos. 3. ed. São Paulo: Boitempo.
SCHØLLHAMMER, Karl E. (2011). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
WOOD, James. (2012) Como funciona a ficção. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a) Los (los) autores (s) conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons de Atribución-No Comercial 4.0, lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores (a) tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y reconocimiento publicación inicial en esta revista.
c) Los autores tienen permiso y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
d) Los (as) autores (as) de los trabajos aprobados autorizan la revista a, después de la publicación, ceder su contenido para reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los (as) autores (as) asumen que los textos sometidos a la publicación son de su creación original, responsabilizándose enteramente por su contenido en caso de eventual impugnación por parte de terceros.