Ditadura militar e literatura “parajornalística”:
desconstruindo relações
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182014000100007Abstract
Este artigo busca rever a abordagem do romance-reportagem brasileiro da década de 1970 pela crítica literária acadêmica. Entende-se que, na apreciação dessas obras, considerou-se apenas a repercussão da situação política nacional ”“ ditadura militar ”“, tomando-se as narrativas de jornalistas como meras substitutas do jornal censurado. Foi desconsiderada, portanto, a diferença entre notícia, produto do jornalismo informativo diário, e reportagem, gênero jornalístico que não tem lugar na grande imprensa. Na primeira não há narração, ao passo que, na segunda, a construção de personagens e a configuração da intriga garantem a instauração do universo ficcional, como querem autores como Paul Ricoeur, Mikhail Bakhtin e Käte Hamburger.
References
ARRIGUCCI Jr., Davi (1979). Jornal, realismo, alegoria: o romance brasileiro recente. In: Achados e perdidos. São Paulo: Polis.
BAKHTIN, Mikhail (2006). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: M. Fontes.
BARCELLOS, Caco (1997). Dedo na ferida. Caros Amigos, São Paulo, n. 2, p. 16-25. Entrevista concedida a Sérgio Pinto de Almeida e outros.
______ (2005). Abusado: o dono do morro Dona Marta. 15. ed. Rio de Janeiro: Record.
BOURDIEU, Pierre (1997). Sobre a televisão. Tradução de Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: J. Zahar.
COSSON, Rildo (2007). Fronteiras contaminadas: literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970. Brasília: Editora UnB.
DeQUINCEY, Thomas (1985). Confessions of an English opium-eater and other writings. New York: Carrol & Graff.
HALL, Stuart et al. (1999). A produção social das notícias: o mugging nos mídia. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja.
HAMBURGER, Käte (1986). A lógica da criação literária. Tradução de Margot P. Malnic. 2 ed. São Paulo: Perspectiva.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de; GONÇALVES, Marcos Augusto (2005). A ficção da realidade brasileira. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano; Senac Rio.
KERMODE, Frank (2000). The sense of an ending: studies in the theory of fiction. New York: Oxford University Press.
LAGE, Nilson (2001). A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record.
LIMA, Luiz Costa (1980). Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal.
NEPOMUCENO, Eric (2007). O massacre - Eldorado dos Carajás: uma história de impunidade. São Paulo: Planeta.
ROCHA, Antonio Olyntho Marques da (1956). Jornalismo e literatura. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura.
RICOEUR, Paul (2010). Tempo e narrativa. 3 vols. Tradução de Cláudia Berliner e Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: WMF Martins Fontes.
SANTIAGO, Silviano (1982). Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
SCHNEIDER, Sabrina (2013). Ficções sujas: por uma poética do romance-reportagem. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre. Disponível em: <http://goo.gl/l6Q9ff>. Acesso em: 10 mar. 2014.
SÜSSEKIND, Flora (1984). Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé.
______ (1985). Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: J. Zahar.
TRAQUINA, Nelson (2005). Teorias do jornalismo I. Por que as notícias são como são. Florianópolis: Insular.
TRAQUINA, Nelson (2008). Teorias do jornalismo II. A tribo jornalística: uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular.
VENTURA, Mauro (2011). O espetáculo mais triste da Terra: o incêndio do Gran Circo Norte-Americano. São Paulo: Companhia das Letras.
WINTEROWD, W. Ross (1990). The rhetoric of the “other” literature. Carbondale: Southern Illinois University Press.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.