Rútilo nada, de Hilda Hilst:
confissão e deslocamento das paixões
Resumo
A novela Rútilo nada, de Hilda Hilst, abre um campo vasto para as reflexões sobre os sujeitos que se expõem por meio da escrita/confissão e que arriscam deslocamentos afetivos e humanos. É o caso do personagem Lucius Kod: da condição de pater familias e articulista em um grande jornal, Lucius, movido pelas paixões, decai, tornando-se um outro, estranho ao seu grupo e classe social, mas ganhando em autonomia e humanidade. Por esse viés, Lucius participa da galeria de personagens escritores caídos na derrelição, uma constante nas narrativas da última fase de Hilda Hilst.
Referências
KAVAFIS, Konstantinos. Poemas. Trad. de José Paulo Paes. São Paulo: Nova Fronteira, 1999.
SCHWARZ, Roberto. Duas meninas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
HILST, Hilda. Rútilo nada. Campinas: Pontes, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.