Tonatio Castilán o un tal Dios Sol o la conquista deconstruida
Resumo
Em Tonatio Castilán o un tal Dios Sol (1993) Denzil Romero tematiza a vida do lugar-tenente de Hernán Cortés, Pedro de Alvarado, valendo-se de dados historiográficos provenientes dos cronistas das Índias. Apesar do título do romance poder nos levar a pensar em uma biografia, Romero faz do nome da personagem uma desculpa para alinhavar uma totalidade romanesca de múltiplas vozes e perspectivas. Nossa investigação centra seu interesse no trabalho desconstrucionista que o autor venezuelano realiza com a história latino-americana, que começa a se evidenciar quando ele decide concentrar o eixo diegético em uma personagem que tem relevância histórica menor, se comparado com Hernán Cortés.
Referências
ALVA IXTLIXÓCHITL, Fernando de (1985). Obras históricas, edición de Edmundo O‘Gorman, México, UNAM.
COLÓN, Cristóbal (2000). Los cuatro viajes. Testamento, Madrid, Alianza Editorial.
CORTÉS, Hernán (1994). Cartas de relación, Madrid, Globus.
DÃAZ DEL CASTILLO, Bernal (1975) Historia verdadera de la Nueva España, Barcelona, Sopena.
DURÁN, Fray Diego (1980). Historia de las Indias de la Nueva España e Islas de Tierra Firme, México, CONACULTA.
LUKÁCS, Georg (1980) La novela histórica, Madrid, Editorial Era.
MCHALE, Brian (1991). Postmodernist Fiction. London y New York: Routldle.
MENTON, Seymour (1993). La nueva novela histórica de la América Latina, 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica.
NERUDA, Pablo (1990). Canto General, Madrid, Cátedra. ROMERO, Denzil (1993). Tonatio Castilán o un tal Dios Sol. Caracas: Monte Ávila Editores.
ROMERO, Denzil (1993). Códice de Nuevo Mundo. Antología temática de los cronistas e historiadores de Indias, Santa Fe de Bogotá, Planeta Colombia.
STECKBAUER, Sonja (1999). “La verdad histórica en Tonatio Castilán o un tal Dios Sol de Denzil Romero”, Literatura venezolana hoy. Historia y presente urbano, Edición de Karl Kohut, Frankfurt: Universidad de Eischtätt.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.