Da legibilidade das catástrofes em nosso tempo: uma tarefa de restituição
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40187307Palavras-chave:
poesia brasileira contemporânea; imagem; memória; catástrofe.Resumo
Neste ensaio reflito sobre as tarefas da crítica poética em sua importância para a legibilidade das catástrofes. Por meio da leitura de “Poema para a catástrofe do nosso tempo”, de Alberto Pucheu (2020a), e das teorias memória e imaginação de Georges Didi-Huberman (2018a; 2018b), circunscrevo uma tarefa de restituição, que se opera diante dos negacionismos e apagamentos das violências históricas. Considerando a teoria benjaminiana do conhecimento (Benjamin, 2012; 2020b) e seus desenvolvimentos em Didi-Huberman, tomo o poema como uma montagem crítica de nosso tempo, em que o poeta justapõe diferentes paradigmas de legibilidade dos processos de extermínio que se deram no Brasil e que culminam na pandemia de COVID-19.
Referências
AGAMBEN, Giorgio (2020). Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo.
BENJAMIN, Walter (2012). Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense. Obras Escolhidas, v. 1.
BENJAMIN, Walter (2018). Passagens. Organização de Willi Bolle. Colaboração de Olgária Chain Féres Matos. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Revisão de Patrícia de Freitas Camargo. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BENJAMIN, Walter (2020a). Rua de mão única / Infância berlinense 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica.
BENJAMIN, Walter (2020b). Sobre o conceito de História. Tradução de Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda.
BRASIL. Ministério da Saúde. COVID-19 no Brasil. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html. Acesso em: 15 mar. 2024.
BUTLER, Judith (2020). Sobre a COVID-19: o capitalismo tem seus limites. Blog da Boitempo, v. 20. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/20/judith-butler-sobre-o-covid-19-o-capitalismo-tem-seus-limites/. Acesso em: 1º ago. 2024.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2017). Quando as imagens tomam posição: o olho da história I. Belo Horizonte: Editora UFMG.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2018a). A imagem queima. Tradução de Helano Ribeiro. Curitiba: Medusa.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2018b). Remontagens do tempo sofrido: o olho da história II. Belo Horizonte: Editora UFMG.
GOMES, Pedro Henrique. “Não sou coveito, tá?”, diz Bolsonaro ao responder sobre mortos por coronavírus. G1, Brasília, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/20/nao-sou-coveiro-ta-diz-bolsonaro-ao-responder-sobre-mortos-por-coronavirus.ghtml. Acesso em: 27 mar. 2024.
MAIAKOVSKI, Vladimir (1987). Antologia poética. São Paulo: Max Limonad.
MARCO, Valeria de (2004). A literatura de testemunho e a violência de Estado. Lua Nova, n. 62, p. 45-68. https://doi.org/10.1590/S0102-64452004000200004
MBEMBE, Achille (2020). O direito universal à respiração. São Paulo: N-1. v. 20.
PRECIADO, Paul B. Aprendiendo del vírus. El País, 2020. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2020/03/27/opinion/1585316952_026489.html. Acesso em: 27 mar. 2024.
PUCHEU, Albert (2020a). Poema para a catástrofe do nosso tempo. Revista Cult, São Paulo. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/poema-para-catastrofe-do-nosso-tempo/. Acesso em: 27 mar. 2024.
PUCHEU, Alberto (2020b). Vidas rasteiras. São Paulo: Cult.
STEELE, Jonathan; GOLDENBERG, Suzanne. What is the real death toll in Iraq? The Guardian, 2008. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2008/mar/19/iraq. Acesso em: 27 mar. 2024.
ŽIŽEK, Slavoj (2020). Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do comunismo. Tradução de Artur Renzo. São Paulo: Boitempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Cavelagna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.