A poesia de Chacal na revista O Carioca e no CEP 20.000
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185618Palavras-chave:
Chacal, Revista O Carioca, CEP 20.000, periódicos, poesia contemporânea brasileiraResumo
Este artigo tem como objetivo principal fazer um levantamento historiográfico da revista O Carioca, bem como trazer à tona questionamentos sobre a poesia contemporânea brasileira a partir do periódico literário O Carioca e da experimentação poética CEP 20.000. Ambos os projetos se desenvolveram nos anos 1990 e evocam uma poética em torno da capital fluminense. Porém, a revista teve apenas cinco números publicados, enquanto que o CEP 20.000 vem até hoje movimentando a cena cultural do Rio de Janeiro. Entre questões que envolvem o contemporâneo, o mercado, poesia e vida, e identidade nacional, este artigo tenta trazer um pouco do que é a poética de um dos poetas mais persistentes da década de 1970 e que vem, até hoje, publicando tanto em livros quanto em periódicos literários.
Referências
BANDEIRA, Manuel (2009). Apresentação da poesia brasileira. São Paulo: Cosac Naify.
BRITTO, Paulo Henriques (2006). O lugar do poeta e da poesia hoje. Sibila, São Paulo, n. 10, p. 70-77, nov.
CHACAL (2002). A vida é curta pra ser pequena. Rio de Janeiro: Frente.
CHACAL (2003). 31 Anos de Orlando Tacapau (Preço da passagem 1972/2003). Azougue, n. 8, abril, p. 78-83.
CHACAL (2010). Uma história à margem. Rio de Janeiro: 7 Letras.
GOMES, Renata Gonçalves (2012). Meu nome é Chacal: a moldura e a poesia do poeta em periódicos. Dissertação (Mestrado em Literatura) ”“ Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://bit.ly/2PGt6SN.
GOMES, Renata Gonçalves (2015). Almanaque Biotônico Vitalidade e as artimanhas: a contracultura engarrafada no Brasil. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 9, p. 399-410.
O CARIOCA (1995). n. 1, Rio de Janeiro.
O CARIOCA (1996a). n. 2, Rio de Janeiro.
O CARIOCA (1996b). n. 3, Rio de Janeiro.
O CARIOCA (1997). n. 4, Rio de Janeiro.
O CARIOCA (1998). n. 5, Rio de Janeiro.
SANT’ANNA, Alice (2008). Dobraduras. Rio de Janeiro: 7 Letras.
TCMRJ ”“ Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Inspeção Rioarte e Fundação Rio. Rio de Janeiro, 2003. On-line. Disponível em: http://www.tcm.rj.gov.br/Noticias/1056/RIOARTE.pdf
ZARVOS, Guilherme (2009). Branco sobre branco: Centro de Experimentação Poética 20.000: Centro de Experimentação Pensamento: uma possível rota. 1a edição. São Paulo: Ateliê; Rio de Janeiro: Nonoar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.