O CORPO DANADO
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n1.2016.04Palavras-chave:
Corpo danado, Nudez, Anatomia, Juízo final, Inferno, Arte medieval e renascentistaResumo
A representação do corpo humano tem sido um tema central na arte ocidental. Em consonância com esta tradição e desde os seus primórdios, o cristianismo utilizou um sistema de representações com base no corpo humano que enfatizou a relação problemática entre o corpo e a alma. A ambiguidade do corpo cristão dividido entre as forças do bem e do mal, premido entre o Paraíso e Inferno, deu origem a uma vasta produção de representações e metáforas relacionadas ao corpo humano na história dasartes visuais e literárias. O foco principal deste artigo é a maneira pela qual os corpos nus dos condenados são representados e relacionados com os corpos demoníacos no tema maior do Juízo Final e da sua categoria dependente, ou seja, a do Inferno. Uma história das representações do corpo nas imagens do Inferno feita a partir de uma concepção teocêntrica e medieval do mundo, que concebeu um corpo miserável em oposição à alma divina , e que vai ao humanismo contagioso da Renascença, quando as representações do corpo humano noInferno , à s vezes eróticas , eram de fato belas,devido à influência da Antiguidade e aos novos estudos sobre anatomia humana,elaborados pelos seus artistas.
Referências
BACHELARD,Gaston. A Psicanálise do Fogo, São Paulo,Martins Fontes, 1999.
BARNES, Bernardine. Michelangelo’s Last Judgement: The Renaissance Response, Berkeley,University of California Press, 1998.
BERNARDINE, Ann Barnes. Michelangelo’s Last Judgement: the Renaissance Response. University of California Press, 1998.
BRANDÃO, Junito. Mitologia Grega, Volume I, Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1997.
CLARK, Kenneth. O Nu, Um Estudo sobre o Ideal em Arte, Lisboa, Editora Ulissea, 1956.
Ezequiel (37,6), Bíblia Sagrada, Edição Barsa, 1965.
FERRO, Sergio. Michelangelo, São Paulo, Palavra e Imagem, 1981.
GOMBRICH, Ernst H. Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica, São Paulo, Martins Fontes, 1986.
HOLLANDER, Anne.Seeing Trough Clothes, New York, Penguin Books, 1978
LINK, Luther. O Diabo, A Máscara sem Rosto, São Paulo, Editora Schwarcz, 1998
LORENZI, Lorenzo. Devils in Art, Florence, from the Middle Ages to the Renaissance.Florença, Centro Di dellaEdifímisrl, 1997.
LUCIE-SMITH, Edward.Sexuality in Western Art, London,Thames and Hudson, 1995
MINOIS, Georges. História dos Infernos, Lisboa, Teorema, 1997.
MORGAN, Genevieve. The Devil, San Francisco, Chronicle Books, 1996.
PETHERBRIDGE, Deanna. The Quick and the Dead, University of California Press, 1997.
RIESS, Jonathan B. Luca Signorelli, The San Brizio Chapel, Orvieto, George Braziller, Inc., New York, 1995.
SCHMITT, Jean-Claude & Jacques Le Goff.In: Dicionário Temático do Ocidente Medieval, Bauru, Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
TREVISAN, Armindo. O Rosto de Cristo: A Formação do Imaginário e da Arte Cristã, Porto Alegre, Editora Age, 2003.
TURNER, Alice. The History of Hell, New York, Harvest Book, 1995.