REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562011e39907Palavras-chave:
lugar, identidade, escola, mediação, cidadaniaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar a importância da cultura, do lugar, do saber pessoal e da consciência espacial, como fatores de identidade do indivíduo em seu grupo, em um mundo caracterizado pela globalização da economia. As especificidades dessa situação justificam a adoção de atitudes diferenciadas nas relações de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças nos padrões de socialização desencadeiam novas formas de mediação, inclusive nas diferentes práticas que surgem e mudam, também, os modos de se construir conhecimento e as práticas de ensinar e aprender. Nesse contexto, a escola redimensiona e resignifica sua importância ao abrir um mundo diferenciado para os alunos e tecer relações entre o conhecido, o próprio, o lugar e a memória social do grupo, com a valorização de outros conhecimentos que visam à construção de cidadãos participantes, críticos. Desse modo, a compreensão de que o lugar constitui o espaço real de vida das pessoas e molda sua consciência espacial, possibilita a proposição de práticas pedagógicas pautadas no saber de cada um. Isso é importante porque permite ao professor ensinar uma forma de ver a realidade, que tem relação direta com a formação da cidadania. Assim, no ato de sua mediação, ao explorar os conteúdos dos saberes do grupo, a partir de determinados procedimentos, e daí partir para a elaboração de um conceito, o professor estará contribuindo para essa formação do cidadão.
Referências
BRUNER, J. (2001). A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artmed,
BECKER, B. (2008). Redefinindo a Amazônia: o vetor tecno-ecológico. In: I. CASTRO, INÁ; P.C. GOMES; R.L. CORREA (Orgs). Questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.223 -244.
BUTTIMER, A. (1985). Apreendendo o dinamismo do mundo vivido. In: A. Christofoletti (Org.). Perspectivas da Geografia.São Paulo: DIFEL, p. 165-193.
CANCLINI, N. G. (2008). Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP.
CALLAI, H. C. (2000). Estudar o lugar para compreender o mundo. In: A.C. CASTROGIOVANNI, (org.). Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação, p. 83-134.
CAVALCANTI, L. de S. (2005). Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao Ensino de Geografia. Campinas: Cad. Cedes, 25 (66): 185-207.
CAVALCANTI, L. (2010). Lana de Souza Cavalcanti fala sobre o ensino de Geografia com novas abordagens. Entrevista a Revista Nova Escola, Acesso em 14.01.2011 .http:// revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/lana-souza-cavalcanti-fala-ensinogeografia-novas-abordagens-611976.shtml?page=0
GONÇALVES, L. F. (2009). Sobre a intensidade das experiências de lugar: a construção da realidade na prática do cotidiano. In: XII ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA / EGAL. Eixo Temático “Mobilidade da população e identidade cultural”. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Geografia humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH.
HALL, S. (2003). A identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPA.
LEITE, C. M. C. (2010). O lugar e a construção da identidade no 4º ano do Ensino Fundamental: os significados construídos por professores de geografia de uma cidade do Distrito Federal. Exame de Qualificação ao Doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.
MATUSOV, E.; SMITH, M.; CANDELA, M. A. & LILU, K. (2007). Culture has no internal territory: culture as dialogue. In: J. VALSINER & A. ROSA (Orgs). Cambridge Handbook of sociocultural psychology. Cambridge: Cambridge University Press, p. 460-483.
RESENDE, M. S. (1986). A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino. Coleção Educação Popular, vol. 5. São Paulo: Edições Loyola.
SANTOS, M. (1997). Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec.
SANTOS, T. dos. (1999). Economia mundial, integração regional e desenvolvimento Sustentável: As Novas Tendências da economia Mundial e a Integração Latino Americana. Petrópolis: Ed. Vozes,
TUAN, YI-FU. (1975). Place: an experiential perspective. Geographical Review, 65 (2): 151-165.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.