AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PARA O ECOTURISMO EM SAIRÉ-PE
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562010e39883Palavras-chave:
turismo ecológico, desenvolvimento sustentável, meio ambienteResumo
O desenvolvimento sustentável e o meio ambiente são fundamentais para a delimitação do papel do ecoturismo em programas de desenvolvimento, somado às diferentes estratégias utilizadas para a evolução eqüitativa e ambientalmente correta. Este estudo objetivou realizar o levantamento da potencialidade turística do município de Sairé-PE, registrando e avaliando os atrativos naturais, a infra-estrutura básica e turística. Para a realização do inventário, que serviu de base para o levantamento do potencial turístico, seguiu-se a metodologia utilizada pela EMPETUR, em que foram coletados os dados a partir de pesquisa e visitas “in loco”. Simultaneamente, sentiu-se a necessidade de inferir sugestões de ações para a localidade. Após a coleta de dados, percebeu-se o expressivo potencial turístico existente na localidade, destacando-se as cachoeiras e as manifestações populares existentes. Também se percebeu que o inventário da potencialidade turística de Sairé poderá servir de base para a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para o município.
Referências
ANDRADE, M. M. (2001) Introdução à metodologia do trabalho científico. 5ª ed., São Paulo: Atlas.
BISSOLI, M. A. M. A. (2004) Planejamento turístico municipal com suporte em Sistemas de informação. 3.ed. São Paulo: Futura.
CABRAL, S.S.; NEVES, M.A.; SILVA, T.O.; SILVA, S.G.P. (2008).Viabilidade para o turismo cultural e ambiental: o caso da cidade de Sairé (PE). Caminhos da Geografia. Uberlândia, v.9, n.6, p.80-100.
CABRAL, S.S.; NEVES, M.A.; SILVA, T.O. SILVA, T.O.; SILVA, S.G.P. (2009). Turismo ecológico e histórico no parque estadual Monte da Tabocas: proposta de implantação. Caminhos da Geografia. Uberlândia,v.10,n.30, p.188-197.
CONDEPE/FIDEM - Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco. (2003) Perfil municipal 2003. Recife.
DENCKER, A. F. M. (2003) Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 7ª ed., São Paulo: Futura. CD-Rom
DIAS, R. (2003) Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas.
EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo. (2002) Inventário da oferta turística: metodologia. Brasília: Embratur.
EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo.(1994) Manual de Ecoturismo. BSB – DF.
GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. (1986) São Paulo: Harbra.
GOVERNO DE PERNAMBUCO. Portal dos municípios. Disponível em: . Acessado em: 16 de março de 2005.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Disponível em: . Acessado em: 06 de abril de 2005.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). (2003) Guia de desenvolvimento do turismo sustentável. Trad. Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman.
MITRAUD, S. (Org.). (2003) Manual de ecoturismo de base comunitária: ferramentas para um planejamento responsável. Brasília: WWF-Brasil.
PIRES, P. S. (1998) A dimensão conceitual do ecoturismo. Turismo – Visão e Ação, v. 1, n. 1, p. 75-91.
RUSCHMANN, D. V. M. (1999) Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. 5ª ed., Campinas: Papirus. 199p. (Coleção turismo)
SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. (1997) Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Markron Books.
SERRA NEGRA, C. A.; SERRA NEGRA, E. M. (2004) Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 2ª ed., São Paulo: Atlas.
SILVA, T.O.; ROCHA, F.A.; OLIVEIRA, M.A.P.; OLIVEIRA, E.P. (2007) Avaliação do ecoturismo em um povoado da área de proteção ambiental da Lagoa encantada, Ilhéus, BA. Estudos Geográficos, Rio Claro, v.5, n.1, p.15-26. Acesso:
SWARBROOKE, J. (2000) Turismo sustentável: turismo cultural, ecoturismo e ética. vol. 5, São Paulo: Aleph
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.