Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos a essa publicação podem ser redigidos em Português, Espanhol e Inglês, sempre obedecendo as normas cultas das línguas, nas seguintes modalidades: (a) Artigo – mínimo de 6.000 e máximo de 10.000 palavras; (b) Resenhas – mínimo de 1.500 e máximo de 3.000 palavras; (c) Ensaios - reservado para convidados.

O cadastro no sistema, e posterior acesso ou login, são obrigatórios para submissão, como também para acompanhamento das etapas de avaliação. Todos os campos do cadastro devem ser preenchidos (nome(s) completo(s), filiação, país, biografia, título em português/título em inglês, palavras-chave/keywords). Os autores devem ser inseridos no sistema na ordem de autoria/co-autoria.

Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem ser submetidos a outro periódico enquanto aguardam a avaliação. O conteúdo expresso é de inteira responsabilidade do autor. A Revista Espaço e Geografia se furta de quaisquer responsabilidades sobre opiniões produzidas pelos autores.

 

Normas para Submissão dos Trabalhos

Os textos em suas diferentes seções precisam respeitar o número mínimo e máximo de palavras definidos anteriormente. O total de palavras corresponde a todo o texto, incluindo resumo, abstract, título, referências bibliográficas e notas de pé de página (que devem ser restringidas ao mínimo possível).

Deverão ser entregues dois arquivos. O primeiro, de nome "Texto", que deverá ser anexado como o arquivo que contém o artigo e deverá apresentar apenas título em português, título em inglês, resumo, palavras chaves, abstract e keywords, sem os nomes dos autores. O segundo de nome "Capa", que deverá ser anexado em arquivos complementares, constando apenas o título em português, seguido do título em inglês; logo abaixo o nome completo de cada autor com afiliações, país, endereços e e-mails. Se tiver mais de um autor, deixar claro qual autor é o responsável pela correspondência com os Editores, usando o termo “Autor de Correspondência” ao lado do respectivo nome. Se o texto possui fonte de financiamento ou suporte (público e/ou privado) deve ser informado nessa primeira página. O texto só começará na segunda página, colocando novamente o título (em português e em inglês), o resumo (e abstract) e as palavras-chave (e keywords).

 

Resumo e Abstract: devem ter o máximo de 350 palavras cada, redigido assim como está no Template, conforme as normas da NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É fundamental que no Resumo/Abstract esteja apresentado o objetivo geral do texto, a metodologia utilizada, resultados obtidos e conclusão. Não se recomenda o uso de citações e referências.

 

As palavras-chave/keywords devem ser diferentes daquelas que aparecem no título.

 

Agradecimentos: serão incluídos no texto apenas e se o texto for aprovado depois da avaliação por pares (duplo cego).

 

Apoio Financeiro: Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

 

A formatação do texto deve respeitar o template da revista disponibilizado abaixo.

Figuras, tabelas, mapas, quadros e outras ilustrações não podem trazer o nome do(s) autor(es) e devem ser inseridas no corpo do texto.

 

As citações devem estar de acordo com a NBR 10520, da ABNT, como exemplificado a seguir:

Exemplos:

Citação direta menor que três linhas (deve conter aspas duplas e número da página):

Se, de um lado, quando afirmamos ser apenas um recurso, descontroem-se as escalas, de outro, na prática, “o resultado é a produção de territórios horizontalmente pensados por fronteiras e cercos, documentos e regras, forçando agentes e seus recursos de autoridade” (MARSTON et al, 2005, p.420).

 

Citações indiretas:

Assim, um conjunto de críticas feitas contra os “materialistas” aponta para a escala sendo um recurso metodológico (CASTRO, 1995)

 

a)     As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, Ponto 11 e utilizado sem as aspas;

b)    As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Exemplo:

[...] aquela na qual a democracia teria mais legitimidade, trazendo, segundo seus defensores, a população para participação de fato e não por meio apenas dos representantes (AVRITZER, 2009; PATEMAN, 1970; 2012).

c)     Recomenda-se evitar ao máximo possível o uso de apud;

d)    As referências bibliográficas serão apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, conforme exemplos apresentados abaixo:

- Artigos de periódicos (recomenda-se a inclusão do DOI do artigo sempre que este for disponível): 

ALMEIDA FILHO, R.; SHIMABUKURO, Y. E. Detecting areas disturbed by gold mining activities through JERS-1 SAR images, Roraima State, Brazilian Amazon. International Journal of Remote Sensing, v. 21, n. 17, p. 3357-3362, 2000. https://doi.org/10.1080/014311600750019967

- Monografia no todo – inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, entre outros) e trabalho acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, entre outros):

FLORENZANO, T. G. Imagens de Satélites para Estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

- Capítulos de livros:

CASTRO, S. S. . Micromorfologia de Solos Aplicada ao Diagnóstico de Erosão. In GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. (org.) Erosão e Conservação dos solos: Conceitos, temas e aplicações. Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1999, p. 127-163.

- Tese:

BOGGIONE, G. A. Restauração de imagens do satélite Landsat-7. (INPE-10462-TDI/929). Dissertação (Mestrado em Sensoriamento Remoto) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2003.

AGUIAR, A. A. de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

--> Use o template da revista <--

Utilize este template para a submissão de seu artigo a Revista Espaço & Geografia.

--> O processo avaliativo se constitui de dois momentos. <--

1)    Avaliação pelo Comitê Editorial

Para o texto seguir para a avaliação cega por pares é necessário, antes, atender aos seguintes critérios, que serão analisados pelos editores da Revista:

(i)    não serão aceitos artigos que fujam do escopo da revista. Portanto, os textos devem ser fruto de uma análise que tenha o espaço geográfico como foco.

(ii)   Textos claros e compreensíveis, de acordo com a norma culta da língua na qual o artigo for desenvolvido.

(iii) Os artigos devem estar no formato determinado nas “Diretrizes para Autores”, especialmente no que se refere a: (a) tamanho mínimo e máximo de palavras; (b) resumo, referências bibliográficas e citações de acordo com as respectivas normas ABNT; (c) título no idioma no qual o texto foi produzido, além do título em inglês (caso o artigo seja em inglês ou espanhol, apresentar o título, o resumo e palavras-chave em português) e (d) palavras-chave diferentes daquelas que aparecem no título.

(iv)  A Revista Espaço e Geografia utilizará sistema de detecção de similaridade nesta primeira etapa de avaliação. Caso a detecção do sistema apresente partes do texto ou de texto completo submetido, o artigo não passará à fase seguinte. Sugere-se que o(a)(s) autor(a)(s) esteja(m) atento(s) ao citar corretamente as fontes.

 

2)    Avaliação pelo Comitê Científico (consultores ad hoc)

Após a avaliação dos editores, o texto será enviado a dois avaliadores que compõem o Comitê Científico da Revista (consultores ad hoc), formado por pesquisadores doutores de diferentes instituições nacionais e internacionais com trabalhos publicados nas mais distintas áreas de conhecimento da Geografia. As avaliações serão realizadas tendo como base a Ficha de Avaliador entregue pelos editores da Revista e, em caso de divergência de opiniões, o artigo poderá ser enviado a um terceiro avaliador ou caberá ao Conselho Editorial a decisão. Todos os artigos são enviados sem identificação dos autores, assegurando o sistema avaliativo duplo-cego.

 

Condições para submissão

All submissions must meet the following requirements.

Artigos

Texto inédito oriundo de pesquisa densa e com rigor teórico-metodológico. A submissão é feita diretamente na Plataforma e passa por todo o processo avaliativo.

Resenha

Necessariamente de textos clássicos ou atuais de referência da Geografia. A submissão também é realizada diretamente na Plataforma e sua pertinência é avaliada pelos Editores.

Ensaio

Reservado para convidados

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento dos artigos avaliados.

 

Declaração de Ética e Melhores Práticas

Revista Espaço e Geografia segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível aqui (https://publicationethics.org/core-practices/). A Revista conta com auxílio de programa antiplágio no processo de avaliação dos artigos, além de seguir o “Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis” para o rigor e integridade na condução da pesquisa científica, publicado pela Academia Brasileira de Ciências (http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf)

 

Responsabilidades

Revista Espaço e Geografia é responsável pela implementação da Declaração de Ética e Boas Práticas com relação a todos os trabalhos publicados. Deste modo, a Revista declara que apoia a liberdade de expressão científica e está à disposição dos leitores, autores e revisores para quaisquer esclarecimentos, a qualquer tempo. Além disso, a Revista Espaço e Geografia garante que todos os trabalhos tenham o mesmo critério de avaliação, mantendo a qualidades dos trabalhos publicados e, se necessário, erratas podem ser publicadas. Todos os artigos passam pelo processo de avaliação às cegas e são submetidos a procedimentos antiplágio. Todo o processo de revisão dos avaliadores é feito no sistema da revista, garantindo proteção e confidencialidade dos avaliadores e autores.

 

Responsabilidades dos Editores

Os editores possuem a responsabilidade de garantir que todos os artigos tenham os mesmos critérios de avaliação, sem qualquer discriminação, sendo considerado somente a forma e o mérito acadêmico/científico. Todas as reclamações devem ser investigadas e retidas.

 

Responsabilidade dos Revisores

Os avaliadores integrantes do Conselho Científico da Revista, quando do processo de avaliação dos textos, deverão declarar qualquer conflito de interesse e ético. Os revisores têm a responsabilidade de auxiliar na melhoria da qualidade dos artigos publicados na Revista, por meio do Formulário de Avaliador, e deverão alertar os editores para quaisquer artigos que possuam semelhança a outros já publicados.

 

Responsabilidade dos Autores

Os autores que submeterem artigos à Revista Espaço e Geografia deverão ler e estar de acordo com todas as informações e orientações contidas na seção “Sobre a Revista”. Os autores deverão declarar eventuais conflitos de interesse e estarem de acordo com as políticas adotadas pela revista e suas condições de submissão. Os autores se responsabilizam por todos os dados e informações encaminhadas, bem como sua veracidade, e deverão, a qualquer tempo, notificar os editores sobre qualquer erro na sua publicação, contribuindo, assim, na correção ou publicação de Errata.

 

Processo de Arquivamento

A Revista Espaço e Geografia possui processo de arquivamento automático nos sistemas CLOCKSS, LOCKSS e PKP PN.