AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Pedro Jorge da Costa Caetano Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40072

Palabras clave:

socialização política, estudantes do ensino médio, Educação para a cidadania, reconhecimento

Resumen

Tendo como pano de fundo um ambiente fortemente marcado pela incerteza, particularmente no que se refere às condições de evolução do projeto político moderno de construção de uma sociedade democrática, com as suas promessas não totalmente cumpridas, o Estado português tem delegado na escola pública a tarefa de socializar politicamente os jovens, nomeadamente, criando uma área curricular de Educação para a Cidadania no ensino básico e no ensino médio. No âmbito de um projeto de pesquisa sobre a socialização política dos estudantes do ensino médio público português, procurou-se saber quais as representações da educação para a cidadania mobilizadas pelos mesmos. A pesquisa qualitativa abrangeu 4 escolas geografi camente contrastantes e com uma morfologia social muito diversa, nas quais foram realizadas entrevistas a pares de estudantes a frequentar o último ano de escolaridade do ensino médio, no total de 90. Através de uma análise temática de conteúdo, verifi cou-se que os resultados observados informam-nos sobre a existência de uma pluralidade de representações mobilizadas pelos estudantes correspondentes a diferentes modalidades de reconhecimento de si e dos outros. O objetivo deste texto visa precisamente apresentar uma topologia tipológica destas modalidades de reconhecimento, as quais contém o distinto signifi cado atribuído à cidadania pelos estudantes e se constituem como uma rede plural de caminhos de realização da mesma.

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Publicado

2022-01-21

Número

Sección

Articulo

Cómo citar

AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PORTUGUÊS. (2022). Revista Espacio Y Geografía, 19(1), 1-33. https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40072