ESPAÇO TURÍSTICO: ENTRE A IMERSÃO E A CENARIZAÇÃO

Autores/as

  • Adriano Bittencourt Andrade Doutor pela Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562012e39914

Palabras clave:

Turismo, Espaço turístico, Imersão cultural, Massificação do turismo, Agentes de produção

Resumen

Esse artigo apresenta uma série de reflexões acerca da produção do espaço. Parte do pressuposto que o chamado espaço turístico é uma redução explicativa da totalidade que é o espaço geográfico, reflexo e condicionante das relações sociais. Na nossa contemporaneidade algumas variáveis levaram a uma contínua massificação do turismo que, para além dos interesses individuais do cidadão turista, ganhou uma dimensão econômica fundamental para cidades, regiões e países. A turistificação de espaços em busca desses fluxos massificados de turistas clientes/consumidores maquia espaços transformando-os em simulacros do real a partir de mitificações e cenarizações que atendem aos interesses dos agentes de produção hegemônicos na estruturação desses territórios do turismo. Em contra partida, esse artigo traz como forma alternativa de se fazer turismo, uma atividade de imersão cultural. Muda-se a relação com o espaço e, consequentemente, o significado da vivência a partir de uma experiência mais autêntica com o desconhecido.

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Publicado

2022-01-21

Número

Sección

Articulo

Cómo citar

ESPAÇO TURÍSTICO: ENTRE A IMERSÃO E A CENARIZAÇÃO. (2022). Revista Espacio Y Geografía, 15(1), 91-114. https://doi.org/10.26512/2236-56562012e39914