PARINTINS, A “ILHA DIGITAL” NA CALHA DO RIO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA INFRAESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO NA CALHA SOLIMÕES-AMAZONAS1 .
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562008e39834Palabras clave:
Comunicação, Cidades, Rede Urbana, Tipologia, Rio Solimões-Amazonas, Amazônia, BrasilResumen
O fato de Parintins ter sido instituída uma cidade digital permite uma reflexão sobre a atual situação dos meios de comunicação, em especial da comunicação digital, na Amazônia, mais especificamente no Amazonas. Será que a realidade de Parintins reflete a rede que esta constituiu através da infraestrutura de comunicação? Ou será que o caso de Parintins é isolado? Como analisar a inserção do Amazonas, em especial de suas principais cidades na Era da Informação? Estes questionamentos, frutos da realidade aparentemente tão díspar d
O fato de Parintins ter sido instituída uma cidade digital permite uma reflexão sobre a atual situação dos meios de comunicação, em especial da comunicação digital, na Amazônia, mais especificamente no Amazonas. Será que a realidade de Parintins reflete a rede que esta constituiu através da infraestrutura de comunicação? Ou será que o caso de Parintins é isolado? Como analisar a inserção do Amazonas, em especial de suas principais cidades na Era da Informação? Estes questionamentos, frutos da realidade aparentemente tão díspar de Parintins no contexto das cidades no Amazonas, geraram um questionamento ainda mais primordial: qual é a realidade da comunicação no estado do Amazonas? Como as cidades localizadas na maior floresta tropical do mundo estão se inserindo, ou não, na nova Era da Informação? Para responder a estes questionamentos propôs-se uma pesquisa que teve como objetivo avaliar o padrão de distribuição dos meios de comunicação nas vinte e quatro cidades localizadas ao longo do principal rio, o rio Solimões-Amazonas, no qual Parintins faz parte. Assim sendo o presente artigo propõe a partir de uma abordagem teórica de rede urbana e infraestrutura de comunicação construir uma hierarquia e uma tipologia para as cidades localizadas ao longo da calha dos rios Solimões-Amazonas tendo como foco a distribuição espacial dos meios de comunicação, bem como da importância destes.
e Parintins no contexto das cidades no Amazonas, geraram um questionamento ainda mais primordial: qual é a realidade da comunicação no estado do Amazonas? Como as cidades localizadas na maior floresta tropical do mundo estão se inserindo, ou não, na nova Era da Informação? Para responder a estes questionamentos propôs-se uma pesquisa que teve como objetivo avaliar o padrão de distribuição dos meios de comunicação nas vinte e quatro cidades localizadas ao longo do principal rio, o rio Solimões-Amazonas, no qual Parintins faz parte. Assim sendo o presente artigo propõe a partir de uma abordagem teórica de rede urbana e infraestrutura de comunicação construir uma hierarquia e uma tipologia para as cidades localizadas ao longo da calha dos rios Solimões-Amazonas tendo como foco a distribuição espacial dos meios de comunicação, bem como da importância destes.
Referencias
BRAGA, R. & CARVALHO, P.F. (2004) Cidade: espaço da cidadania. In: GIOMETTI, A.B.R & BRAGA, R. (Orgs.). Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação: Ensino de Geografia. São Paulo: UNESP-PROPP, p. 105-120.
CASTELLS, M. (1999) A Sociedade em Rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra.
CASTELLS, M. (2007) A Sociedade em Rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra.
CORRÊA, R.L. (2006) Estudos Sobre a Rede Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
DIAS, L.C. (2001) Redes: Emergência e organização. In: CASTRO, I.E. Geografia: Conceitos e temas. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
FERREIRA, A.B.H. O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Versão 5.0. 3. ed. Positivo: 2004. CD-ROM.
GUERREIRO, E.P. (2006) Cidade digital: Infoinclusão social e tecnologia em rede. São Paulo: Senac São Paulo.
LÉVY. P. (1999) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
NEPECAB. Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira. Departamento de Geografia. Universidade Federal do Amazonas. Manaus. Amazonas. 2007. (www. nepecab.ufam.edu.br).
OLIVEIRA. J.A. (2004) A cultura nas (das) pequenas cidades da Amazônia Brasileira. In: Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra.
SANTOS, M. (1997) Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico-Informacional. 3. ed. São Paulo: Hucitec.
SCHOR, T.; COSTA, D.P.; OLIVEIRA, J.A. (2007) Notas sobre a tipificação da rede urbana na Calha do rio Solimões, Amazonas. XII Encontro Nacional da ANPUR. Bélem: Anais.
SILVA, J.A. (1995) Direito Urbanístico Brasileiro. São Paulo: Malheiros.
SILVA, M.T.C. (2002) A (Ciber) Geografia das cidades digitais. Rio de Janeiro. Niterói: UFF, Dissertação de Mestrado. Disponível em . Acessado em 23 de Abril de 2008>.
SILVA, M.T.C. (2005) O impacto das redes de cidades digitais no contexto das transformações da sociedade latino-americana. In: Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março – Universidade de São Paulo, 2005.
SPOSITO, M.E.B. (2000) Capitalismo e Urbanização. 10. ed. São Paulo: Contexto.
TAKAHASHI. T. (2000) Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia.
ZANCHETI, S.M. (2001) Cidades digitais e o desenvolvimento local. RECITEC, Recife, 5(2): 311-329.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.