ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DE UM GRUPO SOCIAL LIGADO À CULTURA POPULAR E A CONQUISTA DO SEU ESPAÇO NO CENÁRIO SÓCIO-CULTURAL DO RECIFE: O CASO DAS AGREMIAÇÕES CULTURAIS (CARNAVALESCAS) DE BOIS DE CARNAVAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562005e39766Palabras clave:
Organização social, fortalecimento social, grupo social, movimento social/cultural, , agremiação carnavalesca, Bois de CarnavalResumen
Neste ensaio, analisa-se o papel da organização e do fortalecimento do grupo cultural Bois de Carnaval, ligado à cultura popular no processo de conquista do seu espaço no cenário sócio-cultural da cidade do Recife – estado de Pernambuco. Isto numa perspectiva geográfica para a qual o espaço é, ao mesmo tempo, uma existência corpórea e uma existência relacional; uma totalidade em permanente processo de totalização. Nesse sentido, buscando a natureza sócio-filosófica desse processo, delineamos alguns elementos inerentes à organização e ao fortalecimento do referido grupo cultural visando ao seu reconhecimento; chamamos a atenção à necessidade de delimitar e articular forças com outros atores sócio-espaciais; aventamos novas necessidades de pensar e atuar sócio-espacialmente; e delimitamos alguns impasses a serem superados pelo movimento social.
Referencias
CASTORIADIS, C. (1977). A instituição imaginária social. São Paulo: Paz e Terra.
ASSOCIAÇÃO DAS AGREMIAÇÕES CULTURAIS DE BOIS DE CARNAVAL DA CIDADE DO RECIFE. (2005). Diagnóstico estratégico elaborado junto às agremiações culturais de Bois de carnaval da cidade do Recife. Relatório técnico. Recife: Ícone Cidadania e Educação.
HARVEY, D. (2004). Espaços de esperança. São Paulo: Loyola.
HARVEY, D. (2005). A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume.
MACDOWELL, L. (1996). A transformação da geografia cultural. In: GREGORY, D., MARTIN, R., SMITH, G. (Orgs.) Geografia humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. SANTOS, M. (1980). Por uma geografia nova. Da crítica da geografia a uma geografia crítica. 2ª. Ed. São Paulo: Hucitec.
SANTOS, M. (1987). O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel.
SANTOS, M. (1997). A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.