GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cristina Maria Costa Leite Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (MTC/FE/UnB).

DOI:

https://doi.org/10.26512/2236-56562002e39713

Palabras clave:

espaço geográfico, complexidade, habilidade, ensino fundamental, Estado

Resumen

“Saber pensar o espaço para nele se organizar, para nele combater” é uma máxima de Yves Lacoste que evidencia a importância de se pensar o espaço. Entretanto, tal tarefa, aparentemente banal, revela-se difícil dada sua complexidade. Será que compreender e interpretar o espaço em que vivemos é uma tarefa realmente complexa? Será que essa dificuldade não mostra que houve falta de desenvolvimento dessa habilidade? As respostas são afirmativas. “Pensar” o espaço é uma tarefa complexa; é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde a mais tenra idade e principalmente nos processos iniciais de escolarização. É justamente o desenvolvimento dessa habilidade que vai caracterizar o ensino de Geografia em nível de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e diferenciá-las das séries subseqüentes. Tal conclusão é decorrente de uma análise que envolve questões referentes a: problemática no ensino de Geografia no 1º Grau; origem histórica desses problemas; evolução paradigmática da ciência Geográfica e a fundamentação filosófica da praxis escolar; as relações ciência geográfica/ geografia escolar/atuação do Estado; Geografia crítica e ensino; especificidade do ensino nas séries iniciais de escolarização; o significado do “lugar” como possibilidade concreta de atuação; o espaço vivido como expressão da vertente fenomenológica.

Referencias

ALMEIDA, Rosângela D. de ; PASSINI , Elza Y (1991). O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo: Ed. Contexto.

BECKER, Berta K. EGLER, Cláudio A . G. (1994). Brasil - Uma Potência Regional na Economia-Mundo. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

CALLAI, Helena Copetti. (2000). Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação. p. 83-134.

CASTILLO, Jesús Domínguez. (1998). A solução de problemas em Estudos Sociais. In: POZO, Juan Ignacio (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ARTMED. p. 103-137.

CAVALCANTI, Lana de Souza. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 2. ed. Campinas/SP: Ed. Papirus. CORRÊA, Roberto Lobato. (1998). Região e Organização Espacial. 6. ed. São Paulo: Ed. Ática.

CORRÊA, Roberto Lobato. (1995). Espaço: um conceito chave em Geografia. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, P. C. da C.; CORREA, R. L. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. p.15-44.

FERREIRA, (1986). Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira , 14ª impressão.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO FEDERAL. (1997). Atlas Histórico e Geográfico do Distrito Federal. Brasília: Fundação Educacional do Distrito Federal.

LEITE, Cristina Maria Costa. (2001). O Zoneamento Ecológico-Econômico: Impasses e Perspectivas de um Instrumento de Gestão Ambiental. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília, UnB/IH/GEA.

MACHADO, Mônica Sampaio. (2000). A Implantação da Geografia Universitária no Rio de Janeiro. In: SCRIPTA NOVA – Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Innovación, Desarrollo y Medio Local : Dimensiones Sociales y Espaciales de la Inovación. Barcelona: Universidad de Barcelona [ISSN 1138-9788], N.º 69(5).

MORAES, Antônio Carlos Robert (1983). Geografia: Pequena História Crítica. 2. ed. São Paulo: Hucitec.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (org.). (1994). Para onde vai o ensino de Geografia. 4. ed. São Paulo: Contexto.

RESENDE, Márcia S. (1989). A Geografia do aluno trabalhador: Caminhos para uma Prática de Ensino. São Paulo: Edições Loyola.

SANTOS, Milton. (1996). A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec.

SANTOS, Theotonio dos. (1993).Economia mundial, Integração Regional e Desenvolvimento Sustentável: As Novas Tendências da economia Mundial e a Integração Latino Americana. 3. ed. Petrópolis: Ed. Vozes.

VLACK, Vânia. (1990). Geografia em Debate. Belo Horizonte:Editora Lê.

VLACK, Vânia. (1991). Geografia em Construção. Belo Horizonte:Editora Lê.

WALLERSTEIN, I. (1985), O Capitalismo Histórico. São Paulo: Brasiliense.

Publicado

2022-01-21

Número

Sección

Articulo

Cómo citar

GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2022). Revista Espacio Y Geografía, 5(2), 245-280. https://doi.org/10.26512/2236-56562002e39713