TERRITÓRIOS DE (RE)EXISTÊNCIA
POTENCIALIDADES ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A CULTURA DE PERIFERIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562022e45141Palavras-chave:
Território; Escola pública; Periferia e ComunidadeResumo
Este artigo discute as formas de resistência à gestão precarizada da escola pública a partir das próprias condições de existência das comunidades ao seu redor. Ele procura entender, mais especificamente, como o espaço escolar, através de práticas pedagógicas, pode se abrir às formas atuais de resistência dos sujeitos sociais das periferias urbanas. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a escola a partir de uma perspectiva geográfica, e apoiada principalmente no conceito de território, como expressão da existência e da resistência coletivas. A metodologia da pesquisa é qualitativa e se apoia basicamente em revisão bibliográfica. Como resultado, a criação de espaços comuns e de comunidade de aprendizagem é apresentada como instrumento político-pedagógico de encontro de sujeitos sociais, linguagens e realidades diferentes. O artigo conclui com uma proposta de agenda de pesquisa empírica sobre a cultura da periferia nas escolas públicas.
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