Formação cidadã e educação política: princípios para uma educação geográfica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40260Palavras-chave:
conhecimento geográfico, pensamento complexo, aprendizagem significativa, currículo nômade, formação de professoresResumo
Neste artigo apresentamos algumas considerações de caráter teórico com relação aos desafi os da educação geográfi ca no Brasil e suas metas para a formação de cidadãos. Considerada, como pressuposto em nossa análise, a existência de uma dessincronia entre o potencial teórico da geografi a e o poder formativo da educação geográfi ca, estabelecemos como nosso objetivo a análise do papel do conhecimento produzido pela ciência geográfi ca para a formação do cidadão crítico, ativo e participativo, consideradas as suas conexões com o espaço escolar. Para tal, recorremos a algumas importantes contribuições, as quais enumeramos como três proposições que estruturam o artigo. A primeira diz respeito à teoria da complexidade de Edgard Morin que contribui para pensarmos sobre os limites vividos por este campo disciplinar e as possibilidades para avançarmos do Ensino da Geografi a à Educação Geográfi ca. A segunda proposição complementa a primeira, dando destaque à apreensão da educação geográfi ca em suas articulações com a realidade do aluno e a formação de cidadãos críticos e ativos, ancorada na teoria da aprendizagem signifi cativa e na teoria do currículo nômade. Por fi m, a terceira consideração remete à formação de professores e à necessidade de formulação e implementação de políticas de valorização da profi ssão docente, a exemplo do PIBID. As três proposições enunciadas se entrecruzam estabelecendo um conjunto articulado de considerações essenciais para que possamos no Brasil superar o chamado paradoxo da geografia.
Referências
ANDRÉ, M.E.D.A. (2009) A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista de Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. v. 01, n. 01, ago/dez, p. 41-56.
ARROYO, M., BUFFA, E. e NOSELLA, P. (2010) Educar para a Cidadania, quem educa o cidadão? São Paulo:Martins Fontes, 14ª.ed.
AZEVEDO, D. A. Modelos de democracia e espaços políticos: o caso da democracia participativa. Geografares, n. 26, p. 126–146, 2018. DOI: 10.7147/GEO26.21002.
AUSUBEL, D.P. (1963) The psychology of meaningful verbal learning. New York, Grune and Stratton.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. (1978) Educational psychology: a cognitive view. 2nd. ed. New York, Holt Rinehart and Winston.
BENEVIDES. M.V.M. (1994) Cidadania e democracia. Lua Nova. n.33, aug. p. 5-17.
BRASIL. Ministério da Educação. (1997) Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília.
CACHINHO. H. (2004a) Criar Asas: do sentido da geografia escolar na pós-modernidade. Actas do V Congresso da Geografia Portuguesa. Territórios e Protagonistas. Guimarães. p. 1-18.
CACHINHO, H. (2000) Geografia Escolar: orientação teórica e praxis didáctica, Inforgeo, n. 15, p. 69-90.
CASTELLAR, S. M. V. (2011) A superação dos limites para uma educação geográfica significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica de América Central, Número Especial, Costa Rioca:EGAL. P.1-25.
CASTELLAR, S. (org.) (2005) Educação Geográfica, teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto.
CHAUÍ, M. (1984) Cultura e democracia. São Paulo, Editora Moderna.
CORREA, R.L. (2016) Processos, formas e interações espaciais. Revista Brasileira de Geografia. v.61, n.1.
GARROTE, M. (2016) Measuring Interculturality of European Pre-Service Teachers.
Revista de Didácticas Específicas, n. 14, p. 39-49.
KROEF, A. B. G. (2003) Currículo como Máquina Desejante. 24 Reunião Anual da ANPED. Programa e resumos. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. p. 135-136.
LIMA, I. G. (2013) Horizontes geográficos da cidadania no Brasil: das redes políticas à justiça territorial. Encuentro de Geógrafos de América Latina, Lima. p. 57-78.
MOREIRA, R. (2007) Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo:Editora Contexto.
MORIN, E. (2010) Ciência com Consciência. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 14ª.ed. MORIN, E. (2006) Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina.
MORIN, E. (2001) Sete Saberes necessários para a Educação do Futuro. São Paulo:Cortez, 7.ed.
National Research Council. (1997) Rediscovering Geography: New Relevance for Science and Society, National Academy Press, Washington.
NOVAK, J. D., GOWIN, D. B. (1998) Aprender a aprender. Lisboa: Plátano.
NÓVOA, A. (1992) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Don Quixote.
RODRIGUES, R.C.A. (2019) O Poder do Conhecimento Geográfico: para superar o paradoxo da ciência. Anais do 14 Encontro Nacional de Ensino de Geografia. Campinas. p.4515-4529.
SALOMAO, M. R., CARVALHO, A. P. e RODRIGUES, R. (Orgs.) . Experiências na
Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017.
SILVA, A.C.P., RODRIGUES, R.C.A., ANDRADE, M.A.A. e VILLELA, T.
Educação Geográfica em Foco: temas e metodologias para o ensino básico. (2014) LAMPARINA:Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.