Geografia, comércio e consumo: os supermercados como tema geográfico
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562020e40246Palavras-chave:
geografia do comércio, geografia do consumo, supermercadosResumo
As possibilidades de pesquisa no que concerne à geografia do comércio e do consumo são extremamente amplas e diversas. Uma temática ainda pouco explorada na literatura brasileira trata da dinâmica das redes varejistas representada pelos supermercados. Os supermercados adquiriram centralidade no modo de vida urbano devido sua importância enquanto espaço de consumo para compras de rotina e local preferencial e mandatório para o abastecimento alimentar das famílias. As redes varejistas de alimentos estão cada vez mais presentes em cidades de diferentes portes integrando o rural e o urbano a partir de uma intricada e complexa rede de produção. O presente artigo tem como objetivo perscrutar as redes de supermercados como um tema eminentemente geográfico de modo a ressaltar uma tríade analítica configurada pelo poder do capital varejista e o processo que tem sido denominado de supermercadização; as estratégias espaciais envolvendo os supermercados e as interações entre o urbano e o rural e, por fim, a governança da rede agroalimentar e o papel dos supermercados.
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