CEILÂNDIA NOS TRILHOS DA SEGREGAÇÃO: AS CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS GERADAS A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DO METRÔ PELO CAPITAL IMOBILIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562018e40124Palavras-chave:
Ceilândia, Centralidade, Verticalização, Produção capitalista do Espaço, Segregação socioespacialResumo
As constantes transformações de uma sociedade globalizada e o poder com que o capital se articula e provoca a segregação socioespacial promovem, como desafi o para pesquisadores e geógrafos, a análise da atuação do capital imobiliário em um território que já nasce com a segregação em seu histórico. Assim, o presente trabalho propõe, por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa, de nível exploratório e interpretativo, analisar a atuação do capital imobiliário nas áreas proximais das linhas férreas do metrô da Região Administrativa de Ceilândia – DF. Como resposta, identifi cou-se a necessidade da participação social mais ativa quanto ao processo de elaboração de políticas públicas habitacionais, a fi m de reduzir ou equilibrar a atuação do capital imobiliário no território.
Referências
ALLEGRO. Residencial Allgro. Disponível em: <http://www.residencialallegro.com. br/> Acesso: junho de 2017.
BURSZTYN, Marcel; BURSZTYN, Maria Augusta. Fundamentos da Política e Gestão Ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
CAMPOS, Neio. A produção da segregação residencial em cidade planejada. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília, 1988.
DIRECIONAL. Disponível em: <http://www.direcional.com.br/empreendimento/ bemviver>. Acesso: junho de 2017.
DISTRITO FEDERAL. Administração Regional de Ceilândia. Disponível em: Acesso: junho de 2017.
______. CODEPLAN – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD, 2015.
______. Lei Complementar: 803/2009, de 25 de Abril de 2009.
FERREIRA, Ignez Costa Barbosa. Brasília: mitos e contradições na história de Brasília.
FORTES, Leandro. Paulo Octávio na mira. Revista Carta Capital. Volume: 17 de março de 2010. Disponível: <https://www.cartacapital.com.br/politica/paulo-octavio-namira/@@amp>. Acessado: junho de 2017.
FREITAS, Juvanir Fernandes de. A expansão urbana e a segregação socioespacial em Anápolis – GO. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Anna Blume. São Paulo: Ed. Jorge Zahar. 2005.
HOLSTON, James. Cidade Modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
KLEIMAN, Mauro. Transportes e Mobilidade e seu Contexto na América Latina. Série Estudos e Debates (IPPUR-UFRJ), n° 61, p. 1-10, 2011.
KUBITSCHEK, Juscelino. Por que construí Brasília. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1975.
LEFEBVRE, Henri. A Produção do Espaço. Tradução Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. 1ª ed. 2006.
LOJKINE, Jean. O Estado capitalista e a questão urbana. 2ª ed. Traduzido por Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MESQUITA, Évellin Lima. Ceilândia: “patrimônio-territorial” e turismo/ Évellin Lima de Mesquita – Brasília, 2016. 100f. Monografi a – Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2016.
METRÔ DF. Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Disponível em: <http://www.metro.df.gov.br/> acesso em: junho de 2017.
NEGRI, Silvio Moisés. Segregação Sócio-Espacial: Alguns Conceitos e Análises. Coletâneas do nosso tempo, Rondonópolis - MT, v. VII, nº 8, p. 129 a 153, 2008.
OLIVEIRA, Tony Marcelo Gomes de. A erradicação da Vila IAPI: marcas do processo de formação do espaço urbano de Brasília. 136 f.: il. Dissertação (Mestrado em Geografi a) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
PAVIANI, Aldo. Geografi a urbana do Distrito Federal: evolução e tendências. Espaço & Geografi a, v. 10, n. 1, p. 1-22, 1997. Disponível em: <http://www.lsie.unb.br/ espacoegeografi a/index.php/ espacoegeografi a/article/view/6>. Acesso: junho de 2017.
PENNA, Nelba Azevedo. A Cidade para além da Especulação: Entre o Capital e a Habitação Social. In: VI Congresso Iberoamericano de EstudiosTerritoriales y Ambientales, 2014, São Paulo. Anais do VI Congresso Iberoamericano de EstudiosTerritoriales y Ambientales (http://6cieta.org). São Paulo - Brasil: Departamento de Geografi a. FFLCH/USP, v. 1. p. 914-922, 2014.
PERES, Janaina Lopes Pereira. Patrimonialização e desenvolvimento: conexões e contradições em Brasília (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional – PPGDSCI, Universidade de Brasília – UnB, 2016.
PRETECELLE, E. & RIBEIRO, L. C. Q. Tendências da segregação social nas cidades desiguais. Associação Nacional de pós-graduando em Ciências Sociais. Mimeog, 1998.
SANTOS, Milton. Natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 2006.
______. Espaço e Método. São Paulo: Ed. Nobel, 1985.
SASSEN, Saskia. The Global Cities: New York, London, Tokio. Princeton University press, 1991.
SEVERO, Denise de Sousa. Planejamento urbano no Distrito Federal: o caso de Ceilândia. 73 f. Monografi a de Geografi a. Departamento de Geografi a. Brasília: UnB, 2014.
SILVA, A. L. B. da.Transportes, desigualdades sócio-espacial e políticas urbanas: o papel das estações metroferroviárias na produção de uma melhor coesão urbana. Revista Chão Urbano, v. 1, p. 3-29, 2015.
SOUZA, Marcelo Lopes de. A prisão e a Ágora: refl exões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
SPOSITO, Maria Encarnação. Capitalismo e Urbanização. In: A cidade contemporânea: segregação espacial. Pedro de Almeida Vasconcelos; Roberto Lobato Correa; Silvana Maria Pintaldi (Orgs.). São Paulo: Contexto, 2013.
TOMASINI, Ana Júlia. Organização Espacial, Transporte e Mobilidade: A perspectiva dos usuários do metrô da Estação Terminal em Ceilândia- Distrito Federal. 71f., Monografi a de graduação – Universidade de Brasília, Departamento de Geografi a. Bacharelado em Geografi a, UnB, 2012.
VERSATO. Disponível em: <http://versatoceilandia.com.br/>. Acesso em junho de 2017.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/Lincoln Institute, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.