MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DA GEOGRAFIA DE GOIÁS POR MEIO DE MÚSICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM FORMOSA- GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.26512/2236-56562016e40108Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Músicas, Mundo VividoResumo
O ensino de Geografi a na educação básica deve conduzir o aluno a entender as relações socioespaciais no decorrer da história e seus efeitos no mundo contemporâneo. Entretanto, para que o ensino desta disciplina cumpra seu papel, faz-se necessário o desenvolvimento de metodologias que, de forma dinâmica, privilegiem a construção dos conhecimentos geográfi cos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma ação pedagógica em Geografi a realizada no Centro de Ensino Médio em Período Integral (CEPI) - Sérgio Fayad Generoso - em Formosa - Goiás no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual o ensejo foi minimizar as difi culdades dos alunos no que se refere à compreensão de conteúdos relativos à Geografi a de Goiás. Assim, foi possível conciliar posicionamentos críticos e refl exivos desses alunos, utilizando a música e o mundo vivido dos envolvidos. As atividades desenvolvidas - entrevistas, grupo no facebook, diálogos, paródias - contribuíram para ampliar os conhecimentos geográfi cos dos alunos acerca da temática proposta. Por meio dos resultados e da experiência vivida, nota-se que as músicas se tornaram importante na mediação dos conhecimentos geográfi cos. Foi observado no decorrer da execução o interesse por parte dos alunos na construção do conhecimento acerca da geografi a de Goiás, o qual se comprova na análise das paródias, pois estão carregadas de conhecimentos sistematizados que foram trabalhados durante a implementação da ação. Percebe-se que a concretização de um projeto como este pode possibilitar novos signifi cados no processo de ensinar/aprender Geografi a.
Referências
ARRAIS, T. A. (2004). Geografi a contemporânea de Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 164 p.
ARRAIS, T. A.(2011). A produção do território goiano: economia, urbanização, metropolização. Goiânia: Editora UFG, 221 p.
CORRÊA, R. L. (1998). Geografi a, Literatura e Música popular. Espaço e Cultura, n.6, p. 59-65.
FREIRE, P. (2014). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 253 p.
GUIMARÃES, R. B. (2008). Escala geográfi ca e partitura musical: Considerações acerca do sistema modal e tonal. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (orgs.) Espaço e Cultura: Pluralidade Temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 279-296.
GODOY, M. L. P. (2009). A música, o ensino e a Geografi a. 56 f. 2009. Monografi a (Bacharelado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Graduação em Geografi a. Uberlândia, 2009.
GOIÁS. Governo do Estado de. Lei n. 17920 de 27 de dezembro de 2012. Institui os Centros de Ensino em Período Integral _CEPI_ no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e dá outras providências. Goiânia: Câmara Legislativa de Goiás, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. (2011)Sinopse do censo demográfi co de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 261 p.
INSTITUTO MAURO BORGES. (2014). Estatísticas Municipais. Disponível:
MELLO, J. B. F. (1991). O Rio de Janeiro dos Compositores da música popular brasileira - 1928/1991 - uma introdução à geografi a humanística. 1991. Dissertação (Mestrado em Geografi a) - Curso Pós-Graduação em Geografi a, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PALACÍN, L. & MORAES, M. A. (2008). História de Goiás. Goiânia: Editora UCG, Editora Vieira, 181 p.
QUEIROZ, T. D. (org.) (2003). Dicionário prático de pedagogia. São Paulo: Rideel, 255 p.
SANTOS, M. (2012). A natureza do espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 384 p.
SEVERINO, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científi co: diretrizes para o trabalho científi co didático na universidade.23.ed. São Paulo: Cortez, 195 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.