A criação de simulacros sobre o ecossistema linguístico: a comunicação virtual em jogos de RPG e MMORPG

Autores/as

  • Anderson Nowogrodzki da Silva Universidade de Brasília

Palabras clave:

Comunicação. Ecolinguística. Virtualidade. Ecossistema. RPG.

Resumen

Este trabalho tem por finalidade apresentar o modo como simulacros são criados sobre o ecossistema linguístico em sua integralidade e dão forma a um véu ilusório, o qual se denomina, aqui, “virtualidade”. Toma-se por virtualidade a desterritorialização do espaço. Dessa forma, pretende-se observar jogos de RPG (role-playing game) de mesa, em que cada participante interpreta uma personagem com o objetivo de criar uma narrativa, e MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game), em que se assume o controle de uma personagem em um jogo de computador online, à luz das categorias da Ecolinguística, em razão de entender como a interação se configura em diferentes níveis, dependendo das regras interacionais e sistêmicas, além do suporte comunicativo, mobilizados. 

Biografía del autor/a

  • Anderson Nowogrodzki da Silva, Universidade de Brasília

    Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2015 - 2016). Graduado em Letras, habilitação em português e inglês, pela Universidade Estadual de Goiás (2011 - 2014). Pesquisador da área de Estudos Linguísticos, concentrando-se no campo da Ecolinguística, Análise do Discurso de Linha Francesa e Análise do Discurso Ecológica. Interessa-se, também, pelos estudos relacionados à Linguística Aplicada. Ilustrador profissional - Freelancer (2011 - Atual). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM), cadastrado no CNPq.

Referencias

ARISTÓTELES. Metafísica. 2. Ed. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola. 002.
COUTO, H. H.; COUTO, E. N.; ARAÚJO, G.; ALBUQUERQUE, D. (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: EDUFG, 2016.
_______; COUTO, E. N.; BORGES, L. Análise do Discurso Ecológica (ADE). Campinas: Pontes, 2015.
_______. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
COUTO, Elza K.N.N. Ecolinguística e Imaginário. Brasília: Thesaurus, 2012. DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins fontes, 2002.
FILL, A. Ecolinguística: a história de uma ideia verde para o estudo da linguagem.
COUTO, E.N.; ARAÚJO, G.; ALBUQUERQUE, D. (org). O Paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016.
HAUGEN, E. Ecologia da linguagem. COUTO, E.N.; ARAÚJO, G.;
ALBUQUERQUE, D. (org). O Paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora UFG, 2016. LEVEL UP. Jogos de MMORPG. Disponível em: < http://levelupgames.uol.com.br/levelup/jogos-online/jogos-de-mmorpg.lhtml>. Acesso em: 30 de junho de 2016.
MOREIRA, T.J.G. Ao Cair da Noite: Livro de Regras. Goiânia: Underground Haven, 2008.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
______. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª ed. 2001.
_______. Vontade de potência. Parte 1. São Paulo: Escala, 2010.
SAPIR, E. Língua e Ambiente. In: COUTO, H. H.; COUTO, E. N.; ARAÚJO, G.; ALBUQUERQUE, D. (orgs.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: EDUFG, 2016.

Publicado

2017-07-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A criação de simulacros sobre o ecossistema linguístico: a comunicação virtual em jogos de RPG e MMORPG. (2017). Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 3(2), 49-68. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/erbel/article/view/9679