When is the total not the whole?

Autores

  • Robert B. Kaplan University of Southern California

Palavras-chave:

Nacionalismo; origem da linguagem; aquisição da linguagem; língua e mundo.

Resumo

É possível que o maior mal-entendido sobre a importância do nacionalismo entre os encarregados do planejamento linguístico, especialmente os responsáveis pelo planejamento em língua-na-educação, possa ser uma causa subjacente para fracasso. A questão do nacionalismo junta dois domínios distintos ”“ o domínio de questões étnicas e culturais e o domínio da organização política. Além disso, o nacionalismo requer algum conhecimento do que seja língua e que papel ela desempenha. Definir língua começa pela discussão de sua origem ”“ de onde ela veio? A origem da língua é difícil de ser estudada devido à ausência de qualquer evidência direta, de modo que os estudiosos têm tido que tirar inferências de outros tipos de informação. Por exemplo, de registros fósseis, evidências arqueológicas, a grande diversidade de línguas vivas e os vários modos de comunicação dos animais, pássaros e insetos. A língua que usamos é moldada pelos falantes que compõem a sociedade. A diferença entre as línguas não está na gramática e no vocabulário, mas antes no mundo das metáforas.   

Biografia do Autor

  • Robert B. Kaplan, University of Southern California

    Professor Emérito em Linguística Aplicada da University of Southern California.  Foi Visiting Distinguished Professor of Applied Linguistics at Meikai University in Japan. É cofundador da revista Current Issues in Language Planning. Organizou o Oxford Handbook of Applied Linguistics. Publicou e organizou cerca de 50 livros e 200 artigos e capítulos de livros, tanto nos Estados Unidos quando em outros países. Foi professor visitante em diversas universidades do mundo. Foi presidente NAFSA (1983”“84), TESOL (1989”“90) e da AAAL (1993”“94).

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Publicado

2016-02-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

When is the total not the whole?. (2016). Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 2(1), 75-94. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/erbel/article/view/9900