A Colonialidade e a Emancipação no filme Emitai de Sembène Ousmane (Senegal, Anos 1970)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.32803Palavras-chave:
Emancipation. Coloniality. African Cinema.Resumo
O presente artigo pretende analisar o filme Emitai (1971), dirigido por Sembène Ousmane a partir de um diálogo com os estudos pós-coloniais e decoloniais, partindo de uma perspectiva africana dos acontecimentos. Para tanto, utilizaremos da análise do filme, articulando a narrativa cinematográfica com entrevistas feitas pelo diretor, além da análise dos cartazes que foram produzidos para os festivais internacionais que o filme foi exibido. A história do filme narra a resistência de uma vila Diola no sul do Senegal contra o colonialismo francês, dessa maneira, trazemos a categoria de emancipação para discutir a política proposta por Sembène e como ela se deu na sua narrativa fílmica. O diretor e roteirista Sembène Ousmane é considerado um dos principais cineastas do cinema africano, servindo como influência para várias gerações posteriores de artistas e políticos, dentro e fora do continente africano.
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