A fotografia como documentos históricos
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i08.20116Keywords:
História. Fotografia. Imagem. Representação. Conhecimento.Abstract
O uso de imagens - e em especial a fotografia - como fonte de conhecimento histórico é prática que acompanha os avanços relativos à análise documental na História, inclusive no Brasil. As fontes imagéticas não devem ser interpretadas como ilustração, nem como reflexo do real, mas como sua representação. Assim, elas devem ser, por meio de uma crítica externa e interna, decifradas, des-cobertas, de forma a permitir devolver à s imagens congeladas o tempo delas abstraído, bem como apreender os significados nelas contidos.
References
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família. São Paulo: Edusp / FAPESP, 1993, p. 26. Texto & Arte, vol. 9.
CAIRE-JABINET, Marie-Paule. “A história em questão: os grandes debates do século 20”. In: CAIRE-JABINET, Marie Paule. Introdução à Historiografia. Bauru: São Paulo: EDUSC, 2003.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. In:Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, p. 11-36, 2003.
JENKINS, Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, 2001.
CHARTIER, Roger. “Uma crise na história? A história entre narração e conhecimento”. In: PESAVENTO, Sandra J. (org.). Fronteiras do Milênio, Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 2001.
SHARPE, Jim. “A história vista de baixo”. In: BURKE, Peter (Org). A escrita da história. Novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
CASTRO, Hebe. “História Social”. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Org). Domínios da História. Ensaios da Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MANGUEL, Alberto. “A imagem como narrativa”. In: Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).