Modernidade à brasileira: a relação entre antigo e moderno nos documentários Engenhos e Usinas (H. Mauro, 1955), Aruanda (L. Noronha, 1959) e A Bolandeira (V. Carvalho, 1969)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i44.56414Palavras-chave:
Modernidade, Documentário brasileiro, História culturalResumo
Este artigo investiga as relações entre o antigo e o moderno no Brasil, a partir da análise dos documentários “Engenhos e Usinas” (Humberto Mauro, 1955), “Aruanda” (Linduarte Noronha, 1959) e “A Bolandeira” (Vladimir Carvalho, 1969). A modernidade é apresentada nos filmes como um fenômeno ambivalente, que simultaneamente exalta os avanços tecnológicos e denuncia a destruição das tradições. No Brasil dos anos 50 e 60, marcado pela industrialização e urbanização, esses documentários trazem uma perspectiva crítica às transformações, evidenciando as tensões entre progresso e marginalização. O artigo destaca como esses filmes, ao explorarem o passado e as disparidades regionais, se alinham às grandes interpretações sobre a modernidade brasileira, revelando um país que, apesar dos avanços tecnológicos, acreditava-se permanecer preso a uma semi-modernidade, onde tradições e exclusões coabitavam. A análise contribui para compreender como o cinema documentário brasileiro dialoga com as contradições da modernidade, reafirmando sua relevância histórica e crítica.
Referências
A BOLANDEIRA – 1968. 35mm, pb, 10 min. Direção, Roteiro e Produção: Vladimir Carvalho. Produtora: Nova Cine.
ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2011.
ARUANDA – 1960. 16mm, pb, 20 min. Direção e Roteiro:Linduarte Noronha.Assistente de direção: Vladimir Carvalho. Fotografia e Montagem: Rucker Vieira. Produtora: Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE).
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política : ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história.São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
________________________. Brasil em tempo de Cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Todavia, 2023.
CARVALHO, Vladimir. O País de São Saruê. Brasília: Embrafilme/UnB, 1986.
CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In ____________ e Schwartz, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. Tradução Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. p. 317-334.
COSTA, Emília Viotti. Coroa de Glória, Lágrimas de Sangue. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ENGENHOS E USINAS – 1955. 35mm, pb, 8min. Direção: Humberto Mauro; Direção de Fotografia: Luiz Mauro; Produtora e Distribuidora: Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). Brasilianas N.4.
FESTARUANDA, 2024. Disponível em: https://www.festaruanda.com.br. Acesso em: 06 de dezembro de 2024.
GALVÃO, Maria Rita e BERNARDET, Jean-Claude. Cinema: Repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense/Embrafilme, 1983.
GOMES, Paulo Emilio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo, Perspectiva/Universidade de São Paulo, 1974.
HARRINGTON, John. The rhetoric of film. 1.ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1973.
LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo, Francis, 2006.
_____________. Vladimir Carvalho. In PARANAGUÁ, Paulo Antônio (org.) Cine documental en América Latina. Madrid, Cátedra, 2003.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
LEAL, Ricardo Guanabara. A experiência da realidade: Estudo biofilmográfico do documentarista paraibano Vladimir Carvalho. Trabalho publicado em 13 de agosto de 2001 na página do projeto Aruanda, Laboratório de pesquisas e análises sobre métodos de produção audiovisual de não ficção. Acesso em: 18 de julho de 2024. Disponível em: < http://www.mnemocine.com.br/aruanda/vcarvalho1.htm>
LE GOFF, Jacques. Antigo/Moderno. In: __________. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
MARINHO, José. Dos Homens e das Pedras: o ciclo do documentário paraibano (1959-1979). Niterói: EdUFF, 1998.
MATTOS, Carlos Alberto. Vladimir Carvalho: pedras na lua e pelejas no planalto. São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2008.
MELLO, João Manuel Cardoso de & NOVAIS, Fernando. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In: SCHWARTZ, Lilia Morris (org.) História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MORETTIN, Eduardo. Dimensões Históricas do Documentário Brasileiro no Período Silencioso. In:_________; NAPOLITANO, Marcos. KORNIS, Mônica Almeida (Orgs.) História e Documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. pp 11 a 43.
_________ Humberto Mauro. In: Alceu, v. 8, n. 15, p. 48-59, jul./dez. 2007.
_________ A representação da história no cinema brasileiro (1907 - 1949). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo, Nova Série. 5: 249 – 271, jan./dez. 1997.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005.
ORTIZ, Renato. A Moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo 23.ed. São Paulo: Brasiliense,
PENA FILHO, Carlos. Livro geral. Recife: UFPE, 1969.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário. São Paulo: Editora Senac, 2008.
____________________. Cinema Verdade no Brasil. In: TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org). Documentário no Brasil: Tradição e transformação. São Paulo, Summus, 2004.
ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
SARNO, Geraldo. Aruanda. In: PARANAGUÁ, Paulo Antônio (org). Cine documental en América Latina. Madrid, Cátedra, 2003.
SCHVARZMAN, Sheila, Humberto Mauro e o Documentário In: TEIXEIRA, Francisco
Elinaldo (org). Documentário no Brasil: Tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004. p. 261-295.
XAVIER, Ismail. Progresso, disciplina fabril e descontração operária: retóricas do documentário brasileiro silencioso. In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos. KORNIS, Mônica Almeida (Orgs.) História e Documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 45-66.
___________. Sétima arte: um culto moderno. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Em Tempo de Histórias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).