O Ensino Remoto na Educação Infantil de 0 a 3 anos

reflexões de uma História do Tempo Presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i39.39598

Palavras-chave:

História do Tempo Presente. Ensino Remoto. Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar alguns aspectos da educação infantil de 0 a 3 anos durante o período de ensino remoto, que foi provocado pela pandemia de Covid-19 que se iniciou no ano de 2019 e ainda perdura, quase dois anos depois, no ano de 2021. Sendo assim, nas próximas linhas será analisado o processo de formação da criança e suas relações com o outro e o mundo. Desta maneira, este estudo irá explorar também a História do Tempo Presente, que possui a responsabilidade de situar temporalmente essa pesquisa, visto que ela abarca duas temáticas que possuem uma localização temporal absolutamente próxima ao pesquisador.

 

Referências

ANDRADE, L. B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

ARENDT, H. A Crise na Educação. In: Between past and future: Six Exercises in Political Thought. New York: Viking Press, 1961.

BERNARTT, R. M. A infância a partir de um olhar sócio-histórico. Congresso Nacional em Educação – EDUCERE. 9. Anais Eletrônicos. Paraná. 26 a 29 out 2009.

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília: 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm.> Acesso em: 27 jan 2021.

______. Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília: 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Mpv/mpv934.htm>. Acesso em: 27 jan 2021.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 27 abr 2021.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 abr 2021.

DOSSE, F. História do Tempo Presente e Historiografia. Revista Tempo e Argumento. Santa Catarina, v. 4, n. 1, 2012.

Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. OPAS – OMS. 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 27 jan 2021.

LACOUTURE, J. A História Imediata. In: LE GOFF, J. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1998. pp.215-239.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul. v. 19. n. 2. jul/dez 2011. pp.4-26.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Campinas: Unicamp. n. 19. jan/abr 2002. pp.20-28.

______. Tremores: Escritos sobre a Experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014.

Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. Sanar Saúde. 2020. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/>. Acesso em: 27 jan 2021.

MACEDO, F.; FÁVERO, S. M. Sobre a História do Tempo Presente: Entrevista com o Historiador Henry Rousso. Revista Tempo e Argumento. Santa Catarina. v. 1. n. 1. 2009.

MONTAÑO, E. A. Balance de la historia del tiempo presente. Creación y consolidación de um campo historiográfico. Revista de Estudios Sociales. n. 65. jul 2018.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações Educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa. Ponta Grossa. v. 15. 2020. pp.1-8.

NASCIMENTO, C. T.; BRANCHER, V. R.; OLIVEIRA, V. P. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação. Unijuí: Editora Unijuív. ano 23. n. 79. jan/jun 2008.

Painel CONASS COVID-19. Conselho Nacional de Secretários da Saúde. 2021. Disponível em: <https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/>. Acesso em: 23 ago 2021.

PARANÁ. Decreto nº 4230 de 16/03/2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. Curitiba: 2020. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/Decreto_4230.pdf>. Acesso em: 02 jun 2021.

PICOLI, B. A. Homeschooling e os irrenunciáveis perigos da educação: reflexões sobre as possibilidades de educação sem escola no mundo plural a partir de Arendt, Biesta e Savater. Práxis Educativa. Ponta Grossa. v. 15. 2020. pp.1-19.

SOBRINHO, A. F. O aluno não é mais aquele! E agora, professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. 1. Anais Eletrônicos. Belo Horizonte. nov 2010.

VIEIRA, B. M.; PINHONI, M.; MATARAZZO, R. Denúncias de violência contra crianças e adolescentes caem 12% no Brasil durante a pandemia. G1 – Globo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/10/denuncias-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-caem-12percent-no-brasil-durante-a-pandemia.ghtml>. Acesso em: 27 jan 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

O Ensino Remoto na Educação Infantil de 0 a 3 anos: reflexões de uma História do Tempo Presente. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 39, 2021. DOI: 10.26512/emtempos.v1i39.39598. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/emtempos/article/view/39598. Acesso em: 4 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

41-50 de 371

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.