O mergulho do outro
contra a homofobia e a transfobia, uma entrevista com Émerson Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34193Palavras-chave:
Émerson Maranhão. Homofobia e Transfobia. Cinema e censura.Resumo
A entrevista que segue remonta a trajetória e as dificuldades com a homofobia e a transfobia no Brasil recente no contexto audiovisual. O cineasta Émerson Maranhão conseguira certa notoriedade com a circulação do curta Aqueles Dois, sobre dois homens trans, mas, em 2019, teve o projeto de série Transversais censurado por transfobia pelo atual Presidente da República. A entrevista contextualiza a trajetória do cineasta, bem como o episódio, documentando um aspecto de nossa história republicana atual. Os autores agradecem a convivência coletiva no Fórum de Teoria e História da Historiografia (FTHHH) que possibilitou o encontro entre ambos, na edição de Natal. É necessário também agradecer ao Prof. Antônio Gilberto Ramos Nogueira por ter apresentado, para um dos autores, Renato Freire, o diretor Émerson Maranhão.Referências
DORA, Denise et al. Ataques à liberdade de expressão são ameaças à democracia. Nexo Jornal, 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2020/Ataques-%C3%A0-liberdade-de-express%C3%A3o-s%C3%A3o-amea%C3%A7a-%C3%A0-democracia. Acesso em: 06 de ago. de 2020.
HONORATO, Maylson. Alagoano acusa governo Bolsonaro de censura e narra batalha por projeto vetado. Gazeta web, 2019. Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/10/alagoano-diz-que-teve-projeto-censurado-pelo-governo-de-jair-bolsonaro_88506.php. Acesso em: 06 de ago. de 2020.
MARANHÃO, Émerson. Cinema falado. Fortaleza: Dummar, 2018.
MARANHÃO, Émerson. Entrevista. Entrevista concedida a Autor 1, Ceará, acervo dos autores, 10 de maio de 2020a.
MARANHÃO, Émerson. Entrevista. Entrevista concedida a Autor 1; Autor 2, Ceará; Rio Grande do Norte, acervo dos autores, 10 de ago. de 2020b.
MELO, Rogério Amador de. Imagens, sensações e afetos: as personagens gays nos curtas-metragens brasileiros exibidos no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. 2016. 152f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Unesp, São Paulo, 2016.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Justiça determina à Ancine retomada de edital de seleção censurado por conter conteúdo LGBTs. 2019. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/mpf-justica-determina-a-ancine-retomada-de-edital-de-selecao-censurado-por-conter-conteudo-lgbts. Acesso em 04 de set. 2020.
MONTEIRO, Tânia. Militares reagem à punição de Dilma e clima piora. O Globo, 02 mar 2012. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/militares-reagem-aumenta-adesao-manifesto-contra-governo-4123879. Acesso em: 04 de set. de 2020.
MORENO, Antonio. A personagem homossexual no cinema brasileiro. Niterói: EDUFF, 2002.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. SILVA, Marcos Aurélio da. Territórios do desejo: performance, territorialidade e cinema no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual. 2012. 370f. Tese (Doutorado em Antropologia Social)- Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
TEIXEIRA, Fabio. Brazil's Bolsonaro suspends funding for LGBT+ screenplays. Reuters, 2019. Disponível em: https://www.reuters.com/article/us-brazil-lgbt-bolsonaro/brazils-bolsonaro-suspends-funding-for-lgbt-screenplays-idUSKCN1VB2GR. Acesso em: 06 de ago. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).