Cientistas dialogam com a escola básica: ações e reflexões para a divulgação científica
DOI :
https://doi.org/10.26512/e-bfis.v5i3.9800Mots-clés :
Ensino de F´Ä±sica.Résumé
O presente trabalho traz uma an´alise das a¸c˜oes promovidas pelos cientistas para apresentar `a sociedade os desenvolvimentos cient´Ä±ficos contemporˆaneos. Uma iniciativa que merece destaque ´e a participa¸c˜ao de pesquisadores em ensino de f´Ä±sica em eventos tipo Masterclass, possibilitando a inser¸c˜ao de quest˜oes culturais e sociais nos materiais de divulga¸c˜ao cient´Ä±fica.
Références
D. Jacobi e B. Schiele, Vulgariser la science: le proc`es de l’ignorance (Champ Vallon, Seyssel, 1988).
P. Bourdieu e A. Darbel, O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu p´ublico (Editora USP, S˜ao Paulo, 1969)
B. Geay, Education et culture. La nouvelle infrastructure? (Ellipses, Paris, 2012).
L. Massarani e I. C. Moreira, Revista Alexandria 1, 1 (2008).
J. K. Gilbert, Revista Alexandria 1, 1 (2008).
M. Lobo e I. Martins, Revista Alexandria 6, 3 (2013.
J. A. Silva e M. R. Kawamura, Caderno Catarinense de Ensino de F´Ä±sica 18, 3 (2001).
M. J. P. M. Almeida e A. E. Rincon, Caderno Catarinense de Ensino de F´Ä±sica 10, 1 (1993).
H. C. Silva, Ciˆencia & Ensino 1, 1 (2006).
S. Albagli, Ciˆencia da Informa¸c˜ao 25, 3 (1996).
W. C. Bueno, Informa¸c˜ao & Informa¸c˜ao 15, especial (2010).
M. B. Oliveira, Atas de Ciencia, Comunicati´on y Sociedade, Costa Rica (2003).
T. W. Burns, D. J. O’Connor e S. M. Stocklmayer, Public Understanding of Science 12, 2, 2003.
U. Bilow e M. Kobel, EPJ Web of Conferences 71 (2014).
G. Watanabe, Construindo subs´Ä±dios para a promo¸c˜ao da educa¸c˜ao cient´Ä±fica em visitas a laborat´orios de pesquisa. Disserta¸c˜ao de Mestrado, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.
G. Watanabe, I. Gurgel e M. G. Munhoz, Revista Brasileira de Ensino de F´Ä±sica 36, 1, 2014.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.