Sons em performance na Kallipolis: conteúdo e forma da arte poética na República de Platão (Pl. Rep. 376d-398b)

Autores

  • Gilmar Araújo Gomes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45011

Palavras-chave:

Sons, Performance, Poesia, República, Platão

Resumo

No texto que se segue serão consideradas as ênfases de sentido presentes nas
passagens específicas da República de Platão (Pl. Rep. 376d-398b) onde seu autor se ocupa de distinguir quais os modos aceitáveis e permitidos para o exercício da arte poética numa cidade idealmente justa. Nessas passagens referidas serão expostos os meios pelos quais Platão propõe, por boca de Sócrates, a aplicação de uma metodologia de ensino para os guardiões da cidade justa, através da qual a declamação nos atos cênicos seja avaliada em duas ênfases: conteúdo e forma. Segundo esse escrutínio, aqueles que executarem sons em performance distinta dos ideais de conteúdo e forma propostos para a kallipolis serão expulsos da República.

Biografia do Autor

  • Gilmar Araújo Gomes, Universidade de Brasília

    Doutorando em Metafísica pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Sons em performance na Kallipolis: conteúdo e forma da arte poética na República de Platão (Pl. Rep. 376d-398b). (2022). Dramaturgias, 19, 181-191. https://doi.org/10.26512/dramaturgias19.45011