O musical na cena brasileira contemporânea: aspectos intermidiais e possibilidades de estudo
Keywords:
Intermidiality. Musical dramaturgy. Contemporary theaterAbstract
This is a proposal of analysis-interpretation focused on the Brazilian musical forms, in historical perspective and inserted in the theoretical field of intermidiality studies to defining their generic model in the contemporaneity. The corpus consists of two texts, namely: 7 - The Musical (2011), by Charles Möeller and Claudio Botelho (music
by Ed Motta), and Revenge (2014) by Anna Toledo (inspired by the work of Lupicínio Rodrigues). This attention, given such specificity of dramaturgy texts, is therefore composed of modes of reading (under construction) to understand its verbal aspects (the libreto) and audiovisual dimension. It seeks, then, to expand the forms of musical dramaturgy as a media combination process.
References
FOLEGATTI, Myrtes Maria da Silva. O musical modelo Broadway nos palcos brasileiros. Tese (Doutorado). PUC ”“ Rio de Janeiro. 2011.
FREIRE, Vanda Bellard. Rio de Janeiro, século XIX: cidade da ópera. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Morfologia literária. In:__. Da literatura comparada à teoria da literatura. 2. ed., revista e atualizada. Lisboa: Editorial Presença, 2001. p. 113-133.
MACIEL, Diógenes André Vieira. As relações intermidiáticas e as formas dramático-musicais. In: FLORY, Alexandre; PASCOLATI, Sonia (Orgs.). Teatro e Intermidialidade. Maringá: EdUEM, 2015. p. 79-94.
MÖELLER, Charles; BOTELHO, Claudio. 7 ”“ O musical. Encarte Revista de Teatro, SBAT, Rio de Janeiro, n. 526, julho/agosto de 2011.
MOTA, Marcus. A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais. Música em contexto, n. III, 2009, p. 53-60.
MOTA, Marcus. Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
RABETTI, Maria de Lourdes (Beti). Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
RABETTI, Maria de Lourdes; MACIEL, Paulo M. C. Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas. In: PARANHOS, Kátia R. (Org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012. p. 59-80.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
SHAKESPEARE, William. Sonho de uma noite de verão. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: em busca de um modelo analítico. Significação, São Paulo, ano 39, n. 38, 2012.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.
TOLEDO, Anna. Vingança. São Paulo: É Realizações, 2014.
VENEZIANO, Neide. É brasileiro, já passou de americano. Revista Poiésis, n. 16, p. 52-61, dez. 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.