OPERAÇÕES IDEOLÓGICAS E HEGEMONIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER

Autores/as

  • Iza Maria Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Alaide Angelica de Menezes Cabral Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • José Roberto Alves Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/12072

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar/analisar as operações ideológicas presentes no pronunciamento do Presidente Michel Temer (PMDB), proferido no dia 27 de junho de 2017, após denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por crime de corrupção passiva. O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) trechos do referido pronunciamento. Para essa análise, nos fundamentamos nos conceitos de hegemonia de Gramsci (2001; 1995), de discurso de Fairclough (2001) e de ideologia de Thompson (2011), como forma de compreender as lutas hegemônicas para implantação e manutenção de relações de poder nas práticas discursivas.

Palavras-chave: Hegemonia; Ideologia; Discurso.

Biografía del autor/a

  • Alaide Angelica de Menezes Cabral Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPCL; desenvolve pesquisa em Análise do Discurso Crítica Multimodal. Especialista em Leitura e Produção textual - Letras, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Letras habilitação Língua Portuguesa, pela UERN. Tem experiência na área de Letras Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura; Produção Textual; Docência; Letramento multimodal; Análise do Discurso.

  • José Roberto Alves Barbosa

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo realizado Pós-Doutorado nessa mesma IES na área de Análise do Discurso Crítico e Práticas de Letramento, sob a supervisão da Profa. Dra. Izabel Magalhaes. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras, com habilitação em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi professor, pesquisador e orientador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UERN/Mossoró, tendo coordenado o referindo Programa no período de 2013 a 2017. É Professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/Caraúbas), no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas - (DLCH), e colabora com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN), atuando com Teorias Linguísticas, Linguística Aplicada, Análise de Discurso Crítica (ADC), Letramento Crítico Multimodal (LCM) e com Abordagens no ensino-aprendizagem de Línguas.

Publicado

2018-12-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OPERAÇÕES IDEOLÓGICAS E HEGEMONIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER. (2018). Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(2), 33-44. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/12072