Avaliação das ações da rede de incubadoras de Cooperativas Populares do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Economia Solidária; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares; Empreendimentos Econômicos Solidários; Vulnerabilidade Socioambiental.Resumo
A Economia Solidária surgiu no Brasil como alternativa à crise no mercado de trabalho e à situação de fome de parte da população. Em 1995, a Universidade Federal do Rio de Janeiro criou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). A constatação de problemas como dificuldades no método de gestão e de incubação suscitaram questões como: O que leva o sucesso das ITCPs e dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES)? E quais fatores são relevantes para o seu desempenho? Este artigo objetiva avaliar as ações da rede de ITCPs no estado do Rio de Janeiro. A metodologia é qualitativa e descritiva e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo e aplicação de questionário. Para análise das ITCPs foram propostos indicadores em cinco eixos com aplicação da Matriz SWOT. Espera-se contribuir para a melhoria das ITCPs e fortalecimento da Ecosol no Rio de Janeiro, reafirmando a importância da extensão e da pesquisa nas Universidades. No contexto atual do país e do estado do Rio de Janeiro, as políticas públicas nas áreas da saúde, meio ambiente e trabalho têm sofrido retrocessos, caso persista a redução de investimentos, tantos as ITCPs como os EES precisam traçar novos caminhos e estratégias para enfrentar os desafios. Para estudos futuros, recomenda-se a elaboração de uma ferramenta de avaliação de maturidade e de melhoria contínua replicável nas ITCPs e EES.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).