A crônica do “fora” em Bagatelas e Marginália, de Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19637Parole chiave:
Lima Barreto. Crônica; O “Foral”. Representações do intellectual. Edward SaidAbstract
as obras póstumas Bagatelas (1923) e Marginália (1953) são dois volumes que reúnem crônicas produzidas pelo escritor Lima Barreto entre 1911 e 1922. O que difere tais livros de outras coletâneas importantes de Barreto está no fato de que ambos são os únicos concebidos, organizados e entregues aos respectivos editores pelo próprio escritor. Nosso objetivo neste estudo é analisar os volumes a partir da figura de Lima Barreto enquanto intelectual de seu tempo, um intelectual “dissonante” que durante toda a vida desenvolveu uma postura do “fora” em relação ao poder e ao establishment.
Riferimenti bibliografici
ANGHEL, Golgona; PELLEJERO, Eduardo (Orgs.). “Fora” da filosofia. As formas de um conceito em Sartre, Blanchot, Foucault e Deleuze. Volume I. Lisboa: POCTI/Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2008.
”“”“”“”“”“”“. “Fora” da filosofia. Da fenomenologia à desconstrução. Volume II. Lisboa: POCTI/Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2008.
BARRETO, Lima. Bagatelas. São Paulo: Brasiliense, 1956. (Volume IX)
”“”“”“”“”“”“. Correspondência. Ativa e passiva. 2o tomo. São Paulo: Brasiliense, 1956. (Volume XVII)
”“”“”“”“”“”“. Marginália. São Paulo: Mérito, 1953.
”“”“”“”“”“”“. O cemitério dos vivos. São Paulo: Brasiliense, 1956. (Volume XV)
”“”“”“”“”“”“. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004. (Volume 1)
”“”“”“”“”“”“. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004. (Volume 2)
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
CHAVES, José Antonio Garcia de. Uma leitura da escrita impressiva de Lima Barreto. Crônicas de heróis vulgares. In: BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Departamento Cultural e de Informações. Ensaios premiados. A obra de Lima Barreto. Brasília: Ministério das Relações Exteriores/Departamento Cultural e de Informações, 2008.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MATIAS, José Luiz. Vida urbana, Marginália, Feiras e Mafuás: a modernidade urbana nas crônicas de Lima Barreto. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. (Dissertação de Mestrado)
PELBART, Peter Pál. “A clausura do fora”. In: ANGHEL, Golgona; PELLEJERO, Eduardo (Orgs.). “Fora” da filosofia. As formas de um conceito em Sartre, Blanchot, Foucault e Deleuze. Volume I. Lisboa: POCTI/Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2008.
PEREIRA, Astrojildo. “Prefácio”. In BARRETO, Lima. Bagatelas. São Paulo: Brasiliense, 1956. (Volume IX)
SAID, Edward. Representações do intelectual. As conferências Reith de 1993. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )