A A existência deve ser algo mais
Rosálio e o desejo de ganhar o mundo em O voo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57824Mots-clés :
imaginário, memória, realismo afetivo, subalternidadeRésumé
Este artigo analisa o romance O voo da guará vermelha (2005), de Maria Valéria Rezende, a partir da noção de invenção de si e do desenvolvimento da subjetividade como modo de subversão da condição de marginalidade dos personagens. Partindo do conceito do realismo afetivo, a pesquisa busca pensar construções identitárias para além do trauma que possam ser vias de resistência. O trajeto dos personagens centrais, Rosálio e Irene, por meio da memória e da ficcionalização, propõe um modo de emancipação que lhes permite a reconstituição não apenas de sua história individual, mas uma narrativa que coloca esses personagens em um novo espaço da memória coletiva. O artigo estabelece um diálogo com teóricos da literatura e da memória cultural com o objetivo de mostrar como o romance reconfigura a experiência do subalterno por meio do imaginário.
Références
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
BÍBLIA, A. T. Provérbios. In: BÍBLIA. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução: José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008
BOFF, Leonardo. Teologia do cativeiro e da libertação. Petrópolis: Multinova, 1975.
DUSSEL, Enrique. Teologia da libertação: um panorama de seu desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1995.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.
GUTIERREZ, Gustavo. Teologia da Libertação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MAMEDE, Mulherio das Letras Zila. Clube de Leitura: Mulheres Lendo Mulheres - Livro "O Voo da Guará Vermelha". Youtube, 29 de ago. de 2020. Disponível em: Clube de Leitura: Mulheres Lendo Mulheres - Livro "O Voo da Guará Vermelha" (youtube.com)
MACHEREY, Pierre. Por uma teoria da produção literária. Trad. Ana Maria Alves. São Paulo: Mandacaru, 1989.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1997.
REZENDE, Maria Valéria. O voo da guará vermelha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
REZENDE, Maria Valéria. A Vida Rompendo Muros: Carisma e Instituição – As pequenas comunidades religiosas femininas inseridas no meio popular no Nordeste. 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de sabere. ln: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs). Epistemologias do Sul, São Paulo: Cortez, 2010.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política, 1964-1969. In: SCHWARZ, Roberto. Alguns esquemas: o pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 39, jan./jun. 2012, p. 129-148.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
