Mosaico de moléstias
panorama da pestilência humana na poética de Augusto dos Anjos
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.42208Mots-clés :
Augusto dos Anjos, poesia, pestilência, morte, modernidade.Résumé
O presente artigo volta-se à restituição de Augusto dos Anjos no cenário dos estudos literários contemporâneos, visto ainda ser lacunar a atenção voltada aos seus escritos. A discussão lança foco sobre a linguagem da obra EU, cuja primeira publicação se deu no ano de 1912 em meio ao contexto de euforia das elites brasileiras com os ideais de progresso. Analisamos como o EU destoou do imaginário em torno da modernidade compulsória própria do entre-séculos XIX e XX, resultando no afastamento da crítica literária à época. Destacamos a importância do mergulho na textualidade augustiana, o que realizamos a partir de análises das representações das moléstias e da morte, esta considerada como tema-chave da existência humana.
Références
ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 9. ed.; com um estudo sobre o poeta, de Antônio Torres. Rio de Janeiro: Bedeschi, 1941.
BOSI. Alfredo. “Poesia resistência”. In: O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1990.
BUENO, Alexei (org.). Obra completa Augusto dos Anjos; organização e notas de. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994.
CAMUS, Albert. O homem revoltado, 4. Ed; tradução Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Record, 1999.
CIORAN, E. M. A tentação de existir; tradução de Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria. Lisboa: Relógio d’ água editores, s/d.
CIORAN, E. M. . A odisséia da rancor. In: História e utopia; tradução de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
CIORAN, E. M. . Confissão resumida. In: Exercícios de admiração: ensaios e perfis; prefácio e tradução José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 123-24
DASTUR, Françoise. A morte: ensaio sobre a finitude; tradução de Maria Tereza Pontes. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos, seguido de “envelhecer e morrer”; tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
HELENA, Lúcia. A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
LIMA, Luiz Costa. “A origem como extravio”. In: Pensando nos trópicos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991. p. 221-40
PROENÇA, Ivan Cavalcanti. “Imagens Obsessivas em Augusto dos Anjos”. In: ANJOS, Augusto dos. Antologia Poética de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
PROENÇA, M. Cavalcanti. “O artesanato em Augusto dos Anjos”. In: Augusto dos Anjos e outros ensaios. 2. ed. Rio de Janeiro: Grifo; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973.
SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil, vol. III. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Cerrados 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )