O arena e o engajamento no teatro brasileiro moderno
Mots-clés :
Teatro brasileiro moderno. Teatro de Arena. engajamento. Ditadura Militar. Bertolt Brecht.Résumé
Este trabalho analisa, pelo viés histórico, o papel desempenhado pela companhia Teatro de Arena nos rumos que o teatro brasileiro moderno assumia no período de sua aparição (década de 1950), e, também, o seu legado. Aqui, o Arena é entendido como um fenômeno resultante das relações entre as tendências teatrais então predominantes e a configuração das perspectivas político-ideológicas que agitavam o ambiente cultural ao longo de sua existência.
Références
Andrade, Oswald de. O homem e o cavalo. São Paulo: Globo, 1990.
Andrade, Oswald de. A morta. São Paulo: Globo, 1991.
Gullar, Ferreira. “Teatro de protesto”. In: Cadernos brasileiros. Rio de Janeiro: Vida Doméstica Ltda., 1967.
Lima, Luis de. A juventude no teatro. In: Leite, José R. Teixeira et al. (org.). Gente Nova, Nova Gente. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1967.
Maciel, Luis Carlos. “Teatro”. Revista Civilização Brasileira, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1966.
Michalski, Yan. O teatro sob pressão: uma frente de resistência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Hollanda, Heloisa Buarque de; Pereira, Carlos Alberto M. Patrulhas ideológicas: arte e engajamento em debate. São Paulo: Brasiliense, 1980.
Pereira, Victor Hugo Adler. A musa carrancuda: teatro e poder no Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
Prado, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Rodrigues, Nelson. O óbvio ululante: primeiras confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Rodrigues, Nelson. A menina sem estrela: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Rodrigues, Nelson. A cabra vadia: novas confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Rodrigues, Nelson. O reacionário: memórias e confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Rodrigues, Nelson. O remador de Ben-Hur: confissões culturais. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Ventura, Zuenir. 1968 ”“ o ano que não terminou: a aventura de uma geração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )