A performance da memória e a leitura do mundo / The memory performance and the world reading
Résumé
A memória é vista como performance, pois está em um contínuo processo de elaboração de materiais, captados como espectador, reprocessados, reelaborados e reapresentados como novo, alternando-se então, o aparente papel passivo do espectador. Este transforma-se em narrador, autor e performer dos mesmos materiais. Neste ensaio, são utilizados exemplos de como as performances culturais marcam a primeira infância, informando sobre o mundo ao apresentar a riqueza das tradições. É discutido o papel da imagem gráfica neste processo de leitura do mundo (microperformances), analisando-se alguns heróis em quadrinhos e o álbum Raças e Costumes do Mundo Inteiro. Os dois materiais veiculam também um processo de ensino sobre a hierarquia e os sistemas de divisão entre classes e continentes, dentro de uma visão eurocêntrica do mundo.Téléchargements
Publié
2014-06-04
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
Comment citer
A performance da memória e a leitura do mundo / The memory performance and the world reading. (2014). Revista Cerrados, 22(35). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14132