As personagens femininas negras em Ponciá Vicêncio: interdição ao espaço público
Palabras clave:
Conceição Evaristo. gênero. mulher negra.Resumen
A partir da obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, faço o estudo feminista e de gênero pelo acompanhamento das trajetórias de sua protagonista, Ponciá Vicêncio, e da personagem secundária Bilisa nos espaços privado e público. O presente trabalho abarca apenas a fase adulta das personagens mencionadas. Assim, ressalto aspectos significativos da construção da identidade da mulher negra, sendo estes ora positivos, ora negativos, de acordo com a visão de um sujeito autoral negro comprometido com a etnicidade afrodescendente.
Referencias
ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.
MAZEL, Jacques. As metamorfoses de Eros: o amor na Grécia Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Trad. de Marta Avancini. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. (Coleção Polêmica).
SEGATO, Rita Laura. “O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça”. In: STEVENS, Cristina (org.). Modernidade e feminismo: diálogos interdisciplinares. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: Edunisa, 2007. p. 143-2.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )