ANTONIO CANDIDO: MATIZES DE UM PROCESSO FORMATIVO E O HORIZONTE PROBLEMÁTICO DA NAÇÃO

Autores/as

  • Alexadre Pilati Universidade de Brasília
  • Diuvanio de Albuquerque Borges Universidade de Brasília

Palabras clave:

Antonio Candido. Literatura. Machado de Assis. Nação.

Resumen

Crítico literário, pensador social e militante político, Antonio Candido é um dos mais importantes pensadores brasileiros. Sua crítica permanece vigente por ser um modelo produzido a ser revisto e repensado a cada novo momento, a cada nova obra, caso a caso. Este texto tem como intuito mostrar a importância de sua obra enquanto elemento decisivo no debate acerca do processo formativo brasileiro tanto em seus aspectos culturais, quanto em seu horizonte de formação de nação. Para isso, buscamos, em sua pesquisa e em seus textos sobre Machado de Assis, compreender como se deu tal processo de constituição e consolidação da Literatura Brasileira, uma espécie de narrativa do desejo dos brasileiros de terem uma literatura, estabelecido em Machado, e que, em outra chave, a partir de Candido, conseguiu construir a narrativa da busca de se criar uma tradição crítica brasileira.

Biografía del autor/a

  • Alexadre Pilati, Universidade de Brasília

    Professor do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, UnB, Brasília-DF.

  • Diuvanio de Albuquerque Borges, Universidade de Brasília

    Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, Brasília-DF.

Referencias

ASSIS, Machado de. “Instinto de Nacionalidade”. In: COUTINHO, Afrânio (org). Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
CÂNDIDO, Antônio. “Machado de Assis de outro modo”. In: Recortes. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
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SCHWARZ, Roberto. “Os sete fôlegos de um livro”. In.: Flávio Aguiar (org.). Antonio Candido: pensamento e militância. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999.

Publicado

2018-03-16

Número

Sección

Edição Especial em Homenagem a Antonio Candido, Roberto Schwarz e Francisco Alvi

Cómo citar

ANTONIO CANDIDO: MATIZES DE UM PROCESSO FORMATIVO E O HORIZONTE PROBLEMÁTICO DA NAÇÃO. (2018). Revista Cerrados, 26(45). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/cerrados/article/view/22745

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