“ALLA ROVERSA”: RESENHA DO LIVRO TEATRO BREVE DO SÉCULO DE OURO (PERSPECTIVA, 2020), DE MIGUEL ÁNGEL ZAMORANO HERAS (ORG.).
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i56.34946Palavras-chave:
Estudos teatrais, “Siglo de Orol”, Teatro breve, Entremezes, Comédia, processos carnavalizadores, Mikhail Bakhtin.Resumo
Resenha crítica a propósito da publicação do volume Teatro Breve do Século de Ouro (2020), a primeira coletânea em língua portuguesa da produção teatral breve do "Siglo de Oro". O livro traz para a comunidade leitora brasileira a diversidade de manifestações da prática teatral barroca que decorreu na Península Ibérica entre os séculos XVI e XVII à luz do repertório cômico de formato breve mais conhecido -e encenado-, o entremez. Através dele e de outras formas repertoriais, como a “jácara”, a “loa” ou os bailes dramatizados, são exploradas questões de grande vigência nos estudos críticos que acompanham o volume, a saber, a filiação e o diálogo destes gêneros teatrais com a cultura e o público teatral de condição popular, a evolução da forma entremez no decorrer do Século de Ouro e a diversidade no tratamento estético e ideológico pelos dramaturgos recolhidos no volume, assim como o potencial da burla e dos mecanismos carnavalizadores como dispositivos impugnadores do “sentido comum” quanto à estrutura hierárquica social e política.
Referências
ARELLANO, Ignacio (ed.). Teatro breve del Siglo de Oro: loas y entremeses. Barcelona: Penguin Clásicos, 2016.
ASENSIO, Eugenio. Itinerario del entremés, desde Lope de Rueda a Quiñones de Benavente con cinco entremeses inéditos de D. Francisco de Quevedo, Madrid: Gredos, 1971.
ASENSIO, Eugenio. (ed. crítica). Entremeses / Miguel de Cervantes Saavedra. Madrid: Castalia, 1971a.
BAKHTIN, Mikhail Milthailovitch. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais; tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2020.
BOURDIEU, Pierre. La production de la croyance. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 13, février, 1977. pp. 3-43, 1977. DOI: 10.3406/arss.1977.3493.
BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques: sur la théorie de l'action. Paris: Editions du Seuil, 1994.
CASANOVA, Pascale. La République mondiale des Lettres. Paris: Editions du Seuil, 1999.
COTARELO Y MORI, Emilio. Migajas del Ingenio. Colección rarísima de Entremeses, Bailes y Loas. Madrid: Imprenta de la Revista de Archivos, 1908.
COTARELO Y MORI, Emilio. Colección de entremeses, loas, bailes, jácaras y mojigangas: desde fines del siglo XVI a mediados del XVIII. Madrid: Nueva Biblioteca de Autores Españoles, 1911, n. 187, p. 473; n. 188, p. 474; n. 349, p. 839.
FLECNIAKOSKA, Jean. La loa comme source pour la connaissance des rapports troupe-public. In: JACQUOT, J. (ed.). Dramaturgie et societé, v. 1. Paris: CNRS, 1968, pp. 111-116.
FLECNIAKOSKA, Jean. La Loa. Madrid: SGEL, 1975.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Naissance de la prison. Paris: Gallimard, 2012 (1975).
LOBATO, María Luisa (ed. crítica). Teatro cómico breve / Pedro Calderón de la Barca. Kassel: Reichenberger, 1989.
LOBATO, María Luisa (ed. crítica). Loas, entremeses y bailes de Agustín Moreto. Kassel: Edition Reichenberger, 2003.
LOBATO, María Luisa. La jácara en el Siglo de Oro: literatura de los márgenes. Madrid: Iberoamericana / Frankfurt am Main: Vervuert, 2014.
PÉREZ DE LEÓN, Vicente. O Teatro Breve do Século de Ouro Espanhol ou Quando a Ideologia se Disfarça de Literatura Popular. In: ZAMORANO HERAS, M. A. (org.). Teatro breve do Século de Ouro. São Paulo: Perspectiva, 2020, pp. 285-296.
ZAMORANO HERAS, Miguel Ángel. Uma Breve História do Teatro Breve. In: ZAMORANO HERAS, M. A. (org.). Teatro breve do Século de Ouro. São Paulo: Perspectiva, 2020, pp. 17-47.
ZAMORANO HERAS, Miguel Ángel. Subversión y censura en el entremés carnavalesco. Hipogrifo, v. 8., n. 1, pp. 175-190, 2020a. DOI: https://doi.org/10.13035/H.2020.08.01.12
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Cerrados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )