A poética dos deslocamentos da escritora brasileira
Palavras-chave:
feminismo. espaço social. identidade de gênero. escritora brasileira.Resumo
Este artigo apresenta uma leitura dos deslocamentos da protagonista do romance de autoria feminina como uma estratégia política de questionamento do patriarcado. Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Helena Parente Cunha, entre outras, constroem personagens que rejeitam seu lugar na casa para buscar um “outro” espaço em contraposição ao social. Assim, o objetivo deste texto é argumentar como a recorrência do deslocamento da mulher faz parte de uma poética híbrida na qual estética e feminismo se confundem. Metodologicamente, exploramos conceitos de gênero, de deslocamento e de paródia propostos por Michel Foucault e Judith Butler.
Referências
CUNHA, Helena Parente. As doze cores do vermelho. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
FOUCAULT, Michel. “Outros espaços” (Conferência). In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização de Manoel Barros da Motta. Trad. de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Fonte Universitária, 2009.
HALL, Stuart. “Quem precisa da identidade?”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
Hutcheon, Linda. Uma teoria da paródia. Trad. de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Trad. de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
SANTIAGO, Silviano. “Uma literatura anfíbia”. In: SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
SCHMIDT, Rita Terezinha. “Recortes de uma história: a construção de um fazer/saber”. In: RAMALHO, Christina (org.). Literatura e feminismos: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999.
TELLES, Lygia Fagundes. Verão no aquário. 11. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse?: O corpo no imaginário feminino. Florianopólis: Mulheres, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )