Fedón, 69c:
¿por qué los βάκχοι son los verdaderos filósofos?
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_16_4Palavras-chave:
Plato, Phaedo, symbolic language, salvationResumo
Resumen: A partir del análisis de Fedón, 69c se trata de dar respuesta a dos preguntas: 1) por qué Sócrates cita un texto órfico, explicitando que tiene un sentido oculto (αἰνίττεσθαι), y 2) cómo llega a la conclusión de que los individuos a los que los órficos denominan βάκχοι son los verdaderos filósofos. Se pone de relieve la reiterada alusión al “riesgo” (κίνδυνος, κινδυνεÏω) en el diálogo, se analiza el procedimiento del αἰνίττεσθαι como una manera simbólica de referirse a verdades profundas, una especie de codificación del texto poético, y se pone de manifiesto cómo el filósofo considera que los requisitos de la salvación en las τελεταί (ser μεμυημÎνος, κεκαθαÏμÎνος, τετελεσμÎνος, βεβακχευμÎνος), solo se alcanzan verdaderamente a través de la filosofía.
Palabras clave: Platón, Fedón, lenguaje simbólico, salvación.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.