A pluralidade dos Moventes Imóveis e os Tipos de Intelecção na Metafísica Λ de Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_16_3Palavras-chave:
Aristóteles, Metafísica, Deus, Substâncias, IntelectoResumo
Resumo: Este estudo, partindo de uma leitura do livro Λ da Metafísica segundo a qual o seu objeto de investigação são as substâncias enquanto princípios, tem como objetivo investigar a natureza do primeiro movente imóvel e dos outros moventes também ditos imóveis. Para isto, analisarei três pontos: a) como Aristóteles chega à necessidade das substâncias imóveis do ponto de vista do movimento; b) a noção de primeiro/primazia dita do movente que move o primeiro céu e dos moventes que movem as outras esferas celestes; c) por que razão o primeiro movente imóvel, do ponto de vista noético, é diferente dos intelectos humanos.
Palavras-chave: Aristóteles, Metafísica, Deus, Substâncias, Intelecto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.