O humano em Homero
Palavras-chave:
Súplica, Hospitalidade, Humanidade, HomeroResumo
Súplica e hospitalidade ”“ dois daqueles valores que, em fins do século V a.C., chegam a ser considerados por Tucídides e Eurípides como “as leis comuns dos Helenos” ”“ são aqui pensadas no contexto da poesia homérica e apresentadas como índices daquilo sem o qual não se pode mais falar da humanidade dos envolvidos em uma relação. O respeito pelo outro aparece, então, como valor fundamental para a preservação e promoção da humanidade, tanto daquele que respeita quanto daquele que é respeitado. E essa dimensão do humano, que costuma ficar ofuscada diante das façanhas dos heróis e das tramas divinas, ocupa lugar central na obra de Homero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.