Iniciação ao Princípio
Palavras-chave:
Iniciação, Princípio, HarmoniaResumo
No diálogo que dramatiza a última discussão filosófica de Sócrates e suas últimas palavras em vida, Platão se apropria de um acervo de imagens moldadas nos quadros mentais dos cultos de mistérios gregos para ingressar os princípios fundamentais de sua Filosofia. Seus interlocutores, filósofos representantes de uma tradição pitagórica, ensejam uma sofisticada argumentação que promove uma inflexão radical na tradição religiosa iniciática e nas correntes filosóficas que investigam os princípios causais de todas as coisas. Este estudo se detém na análise do significado técnico conferido por Platão à iniciação, à alma-harmonia e no significado das últimas palavras de Sócrates: um convite de iniciação ao Princípio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.