A Filosofia não se Aprende! Platão Verdadeiro Mestre e o Escrito como “Alusão Protréptica”

Autores

  • Maurizio Migliori Università Degli Studi di Macerata

Palavras-chave:

Fedro, Carta VII, Nova interpretação, Platão

Resumo

Neste artigo, tratamos de alguns dos aspectos constitutivos fundamentais daquela assim denominada “escola de Tübingen-Milão” de interpretação do pensamento platônico. Dedicamos especial atenção a dois textos-chave de Platão para a nova hermenêutica: a parte conclusiva do Fedro e a Carta VII. Tentamos elucidar ainda alguns dos conceitos basilares que determinam esse modo alternativo de ler o filósofo, tais como tradição indireta, doutrinas não-escritas e teoria dos princípios supremos.

Biografia do Autor

  • Maurizio Migliori, Università Degli Studi di Macerata

    Professor ordinário do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Università Degli Studi di Macerata.

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Publicado

2011-05-26

Como Citar

A Filosofia não se Aprende! Platão Verdadeiro Mestre e o Escrito como “Alusão Protréptica”. (2011). Archai Journal, 6, 35. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/archai/article/view/6423